IoT – Internet of things. Afinal, o que é esta coisa?

0
Dicas  |  Next 2 You

IoT – Internet of Things (Internet das Coisas) consiste na interconexão digital de uma série de objetos cotidianos com a internet, capazes de reunirem e transmitirem dados. Munidos de sensores, circuitos eletrônicos e softwares, estes dispositivos trocam informações entre si pela rede mundial de computadores e tomam decisões automaticamente.

Na verdade, trata-se de uma revolução já em andamento, e que deverá ganhar um extraordinário impulso a partir da massificação da tecnologia 5G no dia a dia das pessoas. Com a Internet das Coisas, computadores, tablets e smartphones deixam de ser as únicas plataformas para acesso, envio e recebimento de dados via internet.

Algumas das múltiplas aplicações da IoT, muitas delas já disponíveis no mercado.

– Veículos autônomos, tanto para o segmento de carros de passeio quanto para o transporte de cargas

– Casas inteligentes

         Geladeiras que gerenciam pedidos de compra, diretamente conectadas a supermercados, organizando calendários de aquisição de produtos de acordo com hábitos e restrições alimentares dos moradores.

         Termostatos que “aprendem” a rotina familiar e regulam aparelhos como ar-condicionado e aquecedor, podendo ser controlados a distância.

         Sistemas de iluminação gerenciados remotamente e associados a sensores que possibilitam substancial economia de energia elétrica.

         Fechaduras conectadas à internet por wi-fi e bluetooth, proporcionando abertura e fechamento de portas de forma remota.

         Fogões capazes de cortar o fornecimento de gás e avisar a companhia fornecedora ao detectar vazamento.

– Sensores para aplicações agrícolas

Detecção da temperatura e da umidade do ar para, a partir de sua análise, ativar sistemas de irrigação que tornam os cultivos agrícolas mais sustentáveis e lucrativos.

– Serviços de saúde

Uso de dispositivos automatizados de medição de batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura e até mesmo coleta de sangue do paciente para exames, com envio dos resultados ao médico ou a uma central de controle.

– Smart Cities

A ideia é direcionar os avanços da interconexão digital – base da IoT -, ao ambiente em que vivemos, buscando melhorar constantemente a qualidade de vida nas cidades. Uma inteligência que abrange sistemas complexos como  transporte, controle de resíduos e geração de energia, por exemplo.

No setor educacional, é mais do certo que a Internet das Coisas também trará grandes e promissoras inovações, dinamizando, agilizando e tornando ainda mais produtivo o processo de ensinar e aprender. Há muitas novidades a caminho, e o Next, como sempre, estará com todos os seus radares ligados nelas.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://medium.com/system-it-solutions/internet-das-coisas-o-que-e-exemplos-b82855d1a969

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.opus-software.com.br/aplicacoes-de-iot-internet-das-coisas/

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.