6 livros para ler com os seus filhos nas férias

Assim que uma história começa a ser contada, somos imersos em sua realidade, seu ritmo e seu enredo. Essa é a magia dos livros, que nos transportam para outros universos. Quando lemos para os filhos, eles também sentem o mesmo: além de ser um momento de aproximação da família, é uma maneira de desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças!

A leitura acompanhada pelos pais ainda tem a capacidade de despertar os filhos para essa atividade que pode enriquecer o vocabulário, expandir o conhecimento e aguçar a imaginação.

Pode acontecer que, com a chegada das férias escolares, as crianças queiram se afastar dos livros e de atividades que lembrem os compromissos escolares. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a leitura pode ser uma grande aventura em família.

Descubra aqui 6 livros para ler com seus filhos nessas férias e encantá-los com divertidas e ricas histórias!

Filhos de 3 a 6 anos

“Adivinha o quanto eu te amo”

Este livro tornou-se um clássico da literatura infantil e conquista pais e crianças por sua sensibilidade. Escrito por Sam McBratney e ilustrado por Anina Jeram, a obra foi publicada em 1994 e educa a respeito do amor a partir da relação entre um coelhinho e seu pai.

A história ajuda a ensinar às crianças ideias de comparação e proporção por meio do amor entre pai e filho. Ao final, o aprendizado que fica é a importância em demonstrarmos nossos sentimentos de carinho a quem amamos.

“Meu Crespo é de Rainha”

Esse é o primeiro livro infantil escrito por Bell Hooks, ativista política e uma das pensadoras mais relevantes da atualidade. A obra celebra a beleza e a diversidade dos fenótipos negros, ensinando às crianças que cabelos crespos e cacheados também são bonitos.

Escrito em forma de poema rimado e ilustrado (as imagens são de Chris Raschka) o texto deve ser lido pelos pais em voz alta para que a experiência seja ainda mais divertida.

Filhos de 7 a 9 anos

“Bisa Bia, Bisa Bel”

Ana Maria Machado é um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, com dezenas de livros publicados em todo o mundo. Em 2000, chegou a receber o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.

Nesta história de extraordinária beleza, a autora nos apresenta a pequena Isabel que, no convívio imaginário com sua bisavó e sua futura bisneta, conhece mais sobre si mesma. A busca pela identidade e as mudanças do papel da mulher na sociedade são tópicos dessa história de autoconhecimento, que mistura de maneira encantadora o real e o imaginário.

“Fonchito e a Lua”

Este livro é uma grande viagem sobre o primeiro amor. Mário Vargas Llosa, Nobel de Literatura, conquista pais e filhos ao tratar de sentimentos tão puros. A história é sobre Fonchito, um garoto apaixonado que está em busca do impossível: entregar a Lua para conquistar sua amada, Nereida.

O enredo se passa em Lima, capital do Peru, sendo, além de tudo, um vasto mergulho na cultura latino-americana. É uma opção de leitura rica em valores, como carinho, astúcia e coragem.

Filhos de 10 a 13 anos

“Meu Pé de Laranja Lima”

Este clássico de José Mauro de Vasconcelos publicado em 1968 atravessa gerações ao contar a comovente história de Zezé, menino pobre da periferia do Rio de Janeiro que passa a compartilhar suas angústias e dores com um pé de laranja lima que chama de Xururuca.

Cenas de pobreza, solidão e desigualdade social são retratadas por meio do olhar ingênuo de uma criança de seis anos. É um retrato de uma realidade que, infelizmente, ainda perdura no Brasil.

“A Droga da Obediência”

Nessa fase da pré-adolescência, os filhos começam a se encantar pelas séries voltadas ao público adolescente. A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira, abarca essa demanda. O livro faz parte da coleção “Os Karas”, que retrata as relações de um grupo de amigos e as aventuras vividas por eles.

A obra traz elementos da novela policial enquanto trata de temas como a criminalidade, uso de drogas na adolescência e o início da vida romântica. Tudo isso é abordado pelo autor de uma forma acessível, que conversa bem com os jovens.

O que achou das nossas dicas de livros para ler com os filhos? Embarque nessa aventura agora nas férias e desperte o prazer da leitura em suas crianças!

Quer ficar por dentro de outras dicas para aproveitar cada fase com os pequenos? Curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades que compartilhamos por lá!