Como escolher a mochila ideal

É difícil pensar em material escolar enquanto as férias ainda estão correndo soltas, mas em breve um novo semestre começa e o que todo estudante precisa é de uma boa mochila. Dependendo da idade escolar e do cronograma de atividades do aluno, é bem possível que ele a carregue das 7 horas da manhã às 19 horas da noite, 5 vezes por semana.

Além de cadernos, apostilas e estojos, ele pode carregar o dia todo equipamentos esportivos, lanches, agasalhos, laptop. Já imaginou o peso disso tudo para as costas?

Então, antes de sair à procura de uma mochila com o personagem de desenho animado favorito ou da última moda, é importante escolher uma que seja adequada para o corpo e para o que precisa ser carregado. Veja a seguir como escolher a mochila ideal!

Como escolher a mochila ideal de acordo com a altura?

A mochila ideal não deve ser maior do que as costas do aluno. A parte superior deve ficar logo abaixo do pescoço e até quatro centímetros abaixo da cintura. Se for de rodinhas, o ideal é que a haste seja longa o suficiente para que a criança possa puxá-la sem precisar entortar a coluna para o lado — deve ficar em um ângulo de 30 º em relação ao braço.

Como escolher a mochila ideal de acordo com o peso?

Ela não deve pesar mais de 10% do peso corporal da criança. Para distribuir melhor o peso, armazene os itens mais pesados, como livros, cadernos e laptop ou tablet, mais próximos à região das costas — que deve ser almofadada nas regiões de contato com o corpo.

Se a quantidade de materiais que ela precisa carregar diariamente excede os 10%, o ideal é comprar uma mochila de rodinhas. Isso garante que ela não vai sobrecarregar a coluna e os ombros com o peso extra.

Apenas se certifique de que a criança tem força suficiente para carregá-la escada acima, caso a escola não tenha rampa ou elevador.

Como escolher a mochila ideal de acordo com a idade?

Geralmente, as mochilas de rodinha são melhores para as crianças e para quem precisa percorrer percursos mais longos a pé, já que não sobrecarregam ombros e costas.

Se optar por um modelo que se ajuste às costas, é importante que ela tenha o tamanho correto e alças largas, almofadadas e ajustáveis. Veja os tamanhos de mochila ideais de acordo com a idade:

• crianças de 2 a 3 anos com menos de um metro de altura devem usar o tamanho P;
  • crianças de 3 a 4 anos acima de um metro e até 1,3 metro devem usar o tamanho M;
  • as de 4 a 6 anos com altura entre 1,30 e 1, 40 metro devem usar o G;
  • as de 6 a 8 anos acima de 1, 40 metro devem usar o GG.

Uma mochila acompanha o aluno desde manhãzinha, quando ele sai para a escola, até a hora de voltar para casa. Não é surpresa que eles prefiram escolher uma que mostre sua personalidade e seus interesses. Porém, mais importante do que a aparência, é checar se é a mochila ideal para a idade, o peso e a altura deles.

Agora que você já sabe como escolher a mochila, que tal descobrir como retomar a rotina de estudos após as férias?