A volta as aulas é motivo de alegria para a maioria das crianças, e de preocupação para os pais. O início do ano letivo traz consigo a convivência com diversas crianças em uma mesma sala e, com isso, os pequenos ficam mais suscetíveis a resfriados e a outras doenças contagiosas.
Paralelo a isso, ainda existem os cuidados básico de higiene que merecem atenção. Práticas como escovar os dentes devem ser realizadas desde que o primeiro dente da criança nasce e faz parte da rotina escolar.
Ainda que as professoras acompanhem esses e outros hábitos, os pais também devem trabalhar essas questões em casa. Veja algumas dicas.
Ensine desde pequeno
Como mencionamos anteriormente, as crianças aprendem pelo exemplo. Por isso, desde pequeno tenha o hábito de lavar as mãos do bebê antes de comer.
Deixe que seu filho veja que você lava as mãos depois de ir ao banheiro e que escova os dentes depois de comer. Como a escola vai reforçar esse comportamento, a tendência é que a criança acabe construindo esse hábito naturalmente.
Não faça que as visitas ao dentista sejam um castigo
Na hora de incentivar as crianças a escovar os dentes, passe longe de argumentos como “se não escovar vai ter que ir ao dentista”.
O profissional que cuida da saúde bucal não deve ser apresentado como aquele que vai castigar o pequeno, caso ele não cumpra com a escovação em casa e na escola. Muito pelo contrário: assim como adultos, as crianças também devem visitar o dentista regularmente.
Dê um boneco para a criança cuidar
Dar um boneco para que a criança cuide da rotina, assim como você cuida dela, é uma ótima maneira de despertar o interesse do seu filho para tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos.
As crianças aprendem pelo exemplo. Por isso, incluir um amiguinho para que o seu filho possa ensinar a lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes após as refeições e tomar banho antes de dormir da mesma forma que você faz com ele, é uma maneira lúdica de estabelecer uma rotina higiênica.
Utilize recursos em áudio e vídeo
Programas educativos – como o famoso Castelo Rá-Tim-Bum – passam ótimas lições sobre higiene e cuidados com alimentação saudável.
Um exemplo é a música “Lavar as mãos”, do Arnaldo Antunes, que pode ser usada tanto para ensinar as crianças a lavar as mãos antes de comer, como para reforçar essa prática antes das aulas.
Já as crianças maiores e até mesmo adolescentes podem achar os vídeos que mostram todo o processo de transmissão de doenças como um resfriado bastante interessantes e, a partir daí, adotar a higiene como prevenção.
Não é à toa que a principal recomendação para a prevenção de doenças está na higiene: lavar as mãos, usar álcool em gel, tampar a boca para espirrar e escovar os dentes são hábitos que devem ser construídos ainda na infância e que são levados para o resto da vida.
É muito importante procurar uma instituição de ensino que tenha essa consciência e estabeleça todas essas práticas em sua rotina. Converse com a equipe pedagógica, certifique-se de que a escola incentiva esse comportamento e acompanhe a conduta do seu filho.