Dicas para quem vai sair da casa dos pais para estudar

A caminhada até aqui foi dura, mas você conseguiu ser aprovado no curso superior que desejava e se prepara para viver os desafios da faculdade. Entrar na universidade significa fazer novos amigos, ter uma rotina de estudos diferentes, ingressar no mercado de trabalho e colocar os dois pés na vida adulta.

Ainda mais se você for morar sozinho. Sair da casa dos pais pela primeira vez é assustador para uns e para outros até mais empolgante do que entrar na faculdade. Seja para dividir uma república, seja para ter um cantinho só seu, dicas são muito bem-vindas para que essa etapa seja tranquila. Acompanhe a leitura e aproveite a nova fase!

Faça uma pesquisa sobre a cidade que vai morar

Se você ainda não conhece a universidade em que vai fazer o curso superior escolhido e muito menos a cidade, faça uma pesquisa sobre o lugar.

Procure saber sobre o clima da região, se o transporte público facilita o acesso à outras regiões da cidade, média do custo de vida e quais tipos de entretenimento você vai encontrar. Inclusive, vale a pena fazer uma visita para conhecer o local mais de perto, conversar com algumas pessoas para chegar um pouco mais informado.

Fique atento aos detalhes na hora de escolher o apartamento

Uma vez que você está por dentro das principais características da cidade, é hora de escolher onde vai morar.

Primeiro, verifique se a melhor opção para o seu bolso – e o dos seus pais – é dividir um apartamento ou procurar um cantinho só seu. Depois, veja se vale a pena morar nos arredores da faculdade ou um pouco mais longe, dependendo de carro ou ônibus para ir e voltar das aulas. Então avalie:

• a proximidade de locais estratégicos para uma rotina prática, como supermercados, farmácias e restaurantes;
  • se for depender de transporte público, veja onde se localiza o ponto mais próximo e quais as linhas que vão até ele;
  • teste torneiras, tomadas, lâmpadas, portas e fechaduras.

Vale lembrar que um apartamento mobiliado pode facilitar muito as coisas, mas caso não seja possível, leve uma trena para tirar as medidas dos cômodos e providenciar os móveis certos para o espaço.

Cuide da limpeza e organização

A correria do dia a dia pode fazer com que a organização da casa fique um pouco de lado, especialmente se não há nenhum adulto por perto fazendo essa cobrança.

Manter a casa limpa e organizada é diferente de manter o quarto em ordem. Agora, você mora sozinho e o seu lar é o seu refúgio, local de descanso e de estudos. É importante que ele esteja aconchegante.

Por isso, não deixe a louça para depois. Coloque um tapete na saída do chuveiro e na entrada da casa. Troque os lençóis regularmente. Para facilitar, é possível definir uma rotina semanal: a louça pode ser lavada todos os dias quando você chegar da aula, os lençóis trocados toda sexta-feira e assim por diante.

E então, ficou mais animado para iniciar o curso superior e enfrentar as descobertas de morar sozinho? Esperamos que tudo dê certo, que você viva uma aventura agradável e que possa crescer e amadurecer muito com essa nova fase!

Gostou das nossas dicas? Curta nossa página no Facebook e no YouTube e fique por dentro das nossas atualizações.