Ideias simples para as férias de família

Chegou o tão temido período de férias! Como fazer as crianças se exercitarem, gastarem energia e se manterem ocupadas sem modificar tanto a rotina da família? Com um pouco de criatividade e muito de disposição é possível pensar em boas alternativas, acredite — e o melhor, sem precisar gastar muito.

Não acredita? Então continue a leitura deste texto e descubra três modalidades diferentes de atividades que você pode propor aos seus pequenos ao longo dos próximos dias. Boa leitura!

Atividades manuais

Propor atividades lúdicas é sempre uma boa — e existem opções para todas as idades. Entre as possibilidades, é possível investir em programações que envolvam algum tipo de artesanato, modelagem com argila, pintura, origami etc.

São diversas as vantagens de investir nesse tipo de atividade: além de garantir a diversão, brincadeiras desse tipo estimulam a criatividade e trabalham a coordenação motora, algo muito importante — especialmente para os mais novos.

Se possível, essas práticas são melhores aproveitadas quando as crianças podem desfrutá-las na companhia de amigos, para estimular a socialização e algum nível de competitividade saudável. Em outros casos, também é uma forma de reforçar vínculos entre pais e filhos.

Programas ao ar livre

As férias são o melhor período para as crianças aproveitarem ao ar livre, visto que as horas vagas são mais frequentes e elas facilmente se entendiam quando estão dentro de casa por muito tempo. Piqueniques em parques pela cidade e miniacampamentos — na pracinha da vizinhança ou mesmo no quintal de casa — são formas de garantir isso aos seus pequenos.

Essa também pode ser uma boa oportunidade para as crianças experimentarem novos esportes e, quem sabe, descobrirem um novo hobby. Investir em atividades de jardinagem e plantação também é uma forma não só de promover o contato com a natureza, como também aproveitar a oportunidade para ensinar valiosas lições sobre sustentabilidade.

Quando houver a possibilidade, investir em viagens para o litoral também é uma ótima, não só para propor atividades diferentes, mas também para criar bons momentos e memórias em família.

Opções para dentro de casa

Se você procura opções para entreter seus filhos dentro de casa, saiba que a televisão não é a única opção. A Netflix e até mesmo o YouTube têm um vasto catálogo de conteúdos dedicados às crianças, mas não é interessante e nem saudável que as férias inteiras sejam gastas dessa maneira.

Assim, uma opção é propor jogos que envolvam a cozinha: envolva a criança desde o processo de criar uma lista de compras até a ida ao supermercado e aproveite a oportunidade para revisar alguns conceitos básicos de matemática — de acordo com a idade da criança, claro.

Outra atividade muito interessante, de preferência para quando os amigos estiverem por perto, é investir em bons e clássicos jogos de tabuleiro. A maioria deles trabalha lógica ou estratégia, o que também é um bom estímulo, especialmente para os mais velhos.

Muitas vezes as férias escolares representam grandes desafios a pais e responsáveis. É preciso reestruturar toda a rotina da família e procurar atividades que mantenham os pequenos ocupados e entretidos. Agora você já tem algumas cartas na manga! Apresente as opções as crianças e permita que elas participem da decisão junto com você para entender o que mais a interessa!

Agora que você já está pronto para lidar com as férias escolares, precisamos lembrá-lo que elas não duram para sempre. Saiba como se preparar caso seu filho ofereça resistência na volta às aulas