Você tem um hobby? Conheça

Hobby é uma palavra estrangeira que quer dizer passatempo, ou seja, atividades prazerosas que realizamos para passar o tempo. Assistir a uma série, montar um quebra-cabeça ou ir ao cinema podem ser considerados hobbies – bem comuns, por sinal.

Diversificar essas atividades faz bem. Descobrir um novo hobby traz mais do que entretenimento: alegra a rotina, ajuda a socializar e contribui para o aprendizado de novas habilidades. Veja algumas ideias para sacudir a rotina.

Faça você mesmo

Quem é ativo nas redes sociais já deve ter se deparado com algum vídeo DIY – do it yourself, o famoso faça você mesmo.

São várias atividades que podem ser feitas com as próprias mãos, por toda a família e turma de amigos. No verão, por exemplo, você pode juntar todo mundo e fazer uma superprodução de geladinhos gourmet (também chamado de sacolé ou dindin, dependendo a região).

Os mais habilidosos podem se dedicar a confeccionar bonecos amigurumis ou ainda, estampar as próprias camisetas. A internet é um palácio de ideias para DIY, explore!

Ler histórias em quadrinhos

A tecnologia pode ter adormecido o que já foi um hobby pra muita gente. E não é só o fato de ler o gibi que pode ser um passatempo, mas todo o ritual de fazer a compra da revista.

Experimente eleger um dia para fazer isso. Por exemplo, aos domingos de manhã. Você sai, da uma volta com seu cachorro, toma um suco, uma água de coco ou um caldo de cana, passa na banca da cidade e escolhe seus quadrinhos antes de voltar para casa.

Fotografia

Na era dos smartphones, a fotografia é algo que temos sempre a mão. Estamos fotografando e compartilhando nossos retratos o tempo todo, seja por aplicativos de mensagens, sejam em nossas redes sociais. E você já pensou em levar essa rotina um pouco mais a sério?

Com uma câmera profissional ou um celular mesmo, experimente sair de casa com o objetivo de fotografar. Assim, como a compra dos quadrinhos, você pode transformar a fotografia em um ritual bastante relaxante, saindo todos os fins de semana para um local diferente com o propósito de registrar suas belezas e seus detalhes.

Se dedique a um projeto

Você pode se voluntariar a uma ONG de animais e ir dar banho nos cachorrinhos, aprender uma nova dança ou um novo idioma, ingressar em um grupo de escoteiros ou de pedalada, fazer aulas de teatro, começar a tocar um instrumento musical ou até mesmo escrever um livro!

Pense no que você gosta e já tenha despertado seu interesse, abrace a causa e se dedique a esse projeto, pensando no seu começo e meio – mas não no seu fim. Afinal, se o objetivo é passar o tempo e trazer satisfação, não tem porque ser encerrado!

Gostou das nossas sugestões? Reflita com carinho e escolha pelo menos uma opção para experimentar. Compartilhe essas ideias com a sua família ou seus amigos, convide as pessoas para viver novas experiências com você e descubram juntos um novo passatempo.

Quer ter acesso a outras dicas tão legais quanto essas? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas atualizações!