Entenda como fazer seu filho gostar de matemática

Por que a maioria das pessoas tem tanto medo de números, principalmente entre as crianças? Será a falta de segurança, a pressão, a preguiça de pensar ou qualquer outro fator psicológico a ser estudado? Apesar de essa informação ser importante, uma das primeiras medidas a serem tomadas é fazer com que as crianças se sintam à vontade com os cálculos.

Ajudá-las nesse processo é essencial para que elas criem mais confiança em si e consigam, é claro, melhorar seu desempenho escolar. Por isso, neste post, trouxemos algumas dicas de como fazer uma criança gostar de matemática de uma vez por todas. Despertamos sua curiosidade? Venha conosco e descubra quais são elas!

Crie atividades lúdicas com os números

A maioria das pessoas tende a pensar que a matemática se resume, basicamente, a números e quantidades. É o caso dos famosos 2+2 em forma de cartões, ou a tabuada plastificada que mora na mochila de muitos. Porém, essa disciplina pode ser muito mais do que isso.

Pense em espaços e em objetos que possam ser usados nesse processo de aprendizado. Pode ser por meio de brinquedos de montar, filmes, jogos de lógica, música, gincana etc. O segredo, aqui, é desvincular o tédio, o medo e as dificuldades da matemática e mostrar ao pequeno que é possível aprender por outras vias.

Estimule as crianças na compreensão dos enunciados

Boa parte da matemática se baseia em lógica e compreensão, principalmente quando falamos de crianças. Mais do que decorar como se resolve uma fração, é importante que elas saibam se guiar por diferentes enunciados e montar as contas que serão a solução para eles.

Por isso, estimule esse tipo de compreensão. Pode ser por meio de brincadeiras, de materiais didáticos extras, de conversas, de recompensas etc. O importante é fazê-lo exercitar esse lado da lógica, colocar a cabeça para trabalhar e, consequentemente, gostar de matemática. Jogos de enigmas, por exemplo, são uma ótima opção para esse caso.

Ensine as crianças a expressarem suas dúvidas

Muitas pessoas, sejam elas velhas ou novas, costumam ter vergonha de tirar dúvidas durante a classe. Ainda mais quando se toma o ensino infantil e fundamental como base, onde as brincadeiras sobre esse aspecto são mais frequentes. Porém, assustar-se com uma nota vermelha no boletim não é nada agradável.

Por isso, é importante ensinar, desde antes, que a criança não precisa ter medo ou vergonha de tirar suas dúvidas. Caso ela tenha medo de ser ridicularizada em turma, oriente-a a perguntar o que deseja ao professor no final das aulas. Afinal, não há como saber que ela tem dificuldade em alguma matéria se ela não se manifestar.

Viu que fazer uma criança gostar de matemática não é uma tarefa tão desafiadora assim? Basta extinguir todos os estigmas acerca dessa disciplina e fazê-la entender que é possível aprender a lidar com números se divertindo. Além disso, lembre-se de acompanhá-la durante esse aprendizado e tentar combater qualquer sinal de insegurança ou baixa autoestima que ela manifestar sobre o assunto!

Se você ainda não sabe ao certo o que fazer ou quer descobrir mais formas de orientá-la nesse processo, entre em contato com a nossa empresa e saiba quais são as melhores alternativas para o seu caso.

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *