Conheça 5 filmes essenciais para estudar história.

Estudar não deve ser uma tarefa obrigatória e maçante do dia-a-dia. É preciso fazer momentos de pausa para relaxar e, também, fixar o conteúdo se divertindo.

Isso porque não só de revisões e exercícios são feitos os estudos. É possível acompanhar séries que tratam de temas escolares, ler livros clássicos que podem lhe ajudar ou assistir filmes para estudar história, por exemplo.

Nada melhor do que sentar no sofá para ver um filme e, ao mesmo tempo, relaxar e aprender, não concorda? Pensando nisso, listamos a seguir 5 filmes para que você conheça mais sobre a história do Brasil e do mundo. Vamos lá? 

1. A Lista de Schindler (1993)

O filme “A Lista de Schindler”,dirigido por Steven Spielberg, foi vencedor de 7 Oscars. Ele conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de vários judeus, empregando-os em sua fábrica durante a Segunda Guerra Mundial.

É um bom filme para estudar história, já que ele conta um pouco do que acontecia na época e aborda a fundo o Holocausto  fato importante e marcante no mundo.

2. Getúlio (2014)

A obra dirigida por João Jardim retrata a vida do então presidente Getúlio Vargas, em seus últimos 19 dias de vida. O político vivia uma crise tamanha, uma vez que foi acusado de ser o mandante do atentado contra o jornalista Carlos Lacerda.

Lançado em 2014, o filme mostra os conflitos de Getúlio até o seu suicídio e é uma boa oportunidade para saber mais da história do país, tema recorrente em vestibulares.

3. Adeus, Lênin (2002)

O filme é inspirado no período da queda do Muro de Berlim e da reunificação das Alemanhas. Ele passa a história ao apresentar a Sra. Kerner, devota do socialismo, que tem um ataque cardíaco ao ver o filho ser preso durante uma manifestação contra o sistema, em 1989.

Quando ela desperta, em 1990, a cidade está modificada pelos acontecimentos históricos. Seu filho decide esconder as mudanças até a mãe tentar assistir televisão. Então, o garoto precisa de muita criatividade e da ajuda de um diretor de vídeos.   

“Adeus, Lênin” aborda um momento importante da história de forma didática, o que dá maior compreensão sobre o tema de forma leve e divertida. É um filme essencial para os vestibulandos.

4. Lutero (2002)

Com a direção de Eric Till, o filme retrata a fundação da Igreja Luterana  que resistiu às ideias da Igreja Católica em sua época  e os acontecimentos da vida de Martinho Lutero, um monge agostiniano e professor de teologia.

Foi ele o responsável por impulsionar o início e a efetivação da Reforma Protestante durante as primeiras décadas do século XVI.

Após ser quase atingido por um raio, Martinho Lutero acredita que recebeu um chamado. Por isso, ele se junta ao monastério, mas fica atormentado com as práticas da Igreja Católica.

Lutero começa a pregar suas teses e então é perseguido, desafiando a igreja. Depois de ser excomungado, ele foge e inicia uma batalha para mostrar suas ideias. 

5. Tempos Modernos (1936)

“Tempos Modernos” é outro bom filme para estudar história. A trama é um dos clássicos de Charles Chaplin e aborda a vida dos operários na revolução industrial — período em que houve a passagem para a produção em série.

Carlitos, o personagem principal, realizava sempre a mesma atividade até ter um colapso nervoso. Ao sair do hospital, é confundido com um líder comunista e vai para a cadeia.

O filme é importante por abordar a classe trabalhista, o mercado de trabalho e as suas limitações. Greves e manifestações eram ainda mais reprimidas naquela época, o que é bem demonstrado na obra.

É interessante estudar de diversas formas e deixar essa atividade mais prazerosa para você e para seu cérebro, que ficará ainda mais estimulado no aprendizado. Utilize as obras a seu favor e fique por dentro dos assuntos do vestibular!

E então, você gostou das nossas dicas de filmes para estudar história? Dê play em alguns deles e bons estudos. Aproveite também para baixar nosso e-book e aprender a estudar de maneira produtiva!

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.