Bem na prova: saiba o que fazer na reta final dos vestibulares e Enem

O final do ano chegou e traz consigo o ENEM e diversos vestibulares pelo país. Estar bem preparado para as provas é uma questão que vai além dos estudos: é preciso considerar a parte emocional e física do aluno.

É possível manter o equilíbrio para resistir à maratona de provas e garantir a tranquilidade necessária para ter sucesso nos exames. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas valiosas para que você possa atingir esse objetivo. Confira!

Cuide da saúde física

Dormir bem, manter-se hidratado e praticar exercícios físicos é uma ótima pedida para ser um sucesso no ENEM e nos vestibulares.

Isso porque uma rotina saudável que inclui descanso e exercícios físicos contribui para a liberação da serotonina, hormônio do bem-estar que ajuda a potencializar o raciocínio. Também estimula a diminuição do estresse por meio da endorfina.

Praticar um esporte competitivo pode ajudar o estudante a lidar melhor com a pressão e se habituar a situações de vitória e derrota.

Fique de olho nos aspectos emocionais

A ansiedade é um sentimento que costuma ser bem presente na vida dos jovens que estão prestes a iniciar a maratona de processos seletivos para entrar na faculdade. E se não for trabalhada, pode contribuir para um desempenho negativo nas provas do ENEM e do vestibular.

Os alimentos podem ser grandes aliados no controle desse sentimento. Uma dieta equilibrada, rica em vitaminas, minerais, magnésio e vitamina B pode minimizar o problema.

Ingerir peixes, carnes magras, maçã, banana, frutas cítricas e espinafre contribui de maneira positiva. O chocolate com 70% ou mais de cacau também potencializa a produção de serotonina.

Cuide de si um dia antes da prova

Não adianta querer recuperar o tempo perdido com relação aos estudos na véspera da prova. Estudar o conteúdo às pressas ou de forma excessiva pode piorar o quadro de ansiedade.

Confie no que foi aprendido até o momento e aproveite os últimos dias que antecedem as provas para cuidar de si mesmo e relaxar. O conteúdo pode, sim, ser revisado, mas de maneira específica, como fórmulas ou datas históricas.

No dia anterior à prova, invista em uma atividade prazerosa: uma sessão de cinema, um encontro entre amigos ou uma pizza com a família pode ajudar a acalmar os ânimos e trazer tranquilidade antes do exame.

Não lide com isso sozinho

Se você está sentindo que o ENEM e o vestibular está te deixando mais ansioso que o normal, converse com amigos, familiares ou um professor de sua confiança. Caso não seja você o candidato à prova, mas seu filho, sobrinho ou aluno, ofereça todo o seu apoio neste momento.

Vestibular e ENEM são grandes momentos na vida dos adolescentes. É por meio dessas provas que se inicia o futuro profissional desses indivíduos. Cuidar da parte física e emocional é fundamental para passar por essa etapa e iniciar a carreira com o pé direito.

Se você gostou dessas dicas e quer continuar acompanhando novas sugestões para a vida escolar, curta nossa página do Facebook e fique de olho nas atualizações!