Conheça as melhores instituições de ensino superior avaliadas pelo MEC

Anualmente, o Ministério da Educação (MEC) divulga, com o apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) vinculado ao órgão, uma lista das melhores instituições de Ensino Superior localizadas no Brasil. A lista é bastante útil para quem está em busca de realizar um curso superior de qualidade.

Esse ranking, chamado de Índice Geral dos Cursos (IGC), analisa diferentes áreas em cada edição, respeitando o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A última edição, divulgada no final de 2018, avaliou as áreas de ciências exatas, licenciaturas, controle e processos industriais, informação e comunicação, além da infraestrutura das instituições de ensino. Confira abaixo quais as melhores opções em Ensino Superior de acordo com essa classificação.

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Quem deseja fazer um curso superior na Unicamp tem a possibilidade de estudar em três cidades do interior de São Paulo:

• Campinas;
  • Piracicaba;
  • Limeira.

São 24 unidades de ensino e pesquisa, amplo complexo de saúde com dois grandes hospitais e uma estrutura disponível para os mais de 50 mil acadêmicos e profissionais desenvolverem projetos de pesquisa.

Atuando fortemente nas áreas de exatas, tecnológicas, biomédicas, humanas e artes, a UNICAMP também concentra o maior índice de estudantes de especialização, mestrado e doutorado. Isso faz com que os professores da graduação sejam os mesmos da pós, elevando a qualidade do ensino.

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Localizada no noroeste do estado do Paraná, a UEL é uma boa alternativa não só para quem busca por um bom ensino, mas também por qualidade de vida.

A UEL oferece 53 cursos de graduação, abrindo anualmente 3.000 vagas por meio do vestibular ou pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Além disso, oferece diversos cursos de pós-graduação em nível de especialização e mestrado, configurando uma boa oportunidade para aqueles que pretendem aderir à formação continuada.

Universidade de Brasília (UNB)

Plano Piloto, Planaltina, Gama, Ceilândia e Paranoá. Aqueles que desejam cursar uma faculdade na capital do país tem a possibilidade de estudar em um desses 5 campus da UNB estrategicamente espalhados por Brasília, Distrito Federal.

A Intuição – pública, federal e gratuita – oferece mais de 50 cursos de graduação nas modalidades presencial ou EAD.

Inaugurada em 1962, contou com o apoio do antropólogo Darcy Ribeiro e de Anísio Teixeira para definir as bases e o modelo pedagógico da instituição. Os prédios foram projetados por nada mais, nada menos que Oscar Niemeyer.

Escola de Administração de Empresas de SP (FGV)

Você já deve ter ouvido falar da FGV. Mantida pela Fundação Getulio Vargas, é uma das mais tradicionais universidades privadas a oferecer cursos de excelência em Administração. São oferecidos pela instituição:

• cursos de especialização na área;
  • mestrado Acadêmico em Administração de Empresas, Administração Pública e Governo;
  • mestrado Profissional em Administração de Empresas, Gestão Internacional e Gestão e Políticas Públicas;
  • doutorado em Administração de Empresas, Administração Pública e Governo.

Sentiu falta de alguma Instituição? Algumas universidades escolhem não participar da avaliação feita pelo MEC. Pode ser que esse seja o caso da faculdade que oferece o curso superior que o seu filho está de olho.

Quer continuar recebendo informações sobre o mundo da educação? Curta a página do Colégio Next no Facebook!