Programas sociais: como conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade?

O Ensino Médio está terminando. Com isso, vem chegando a hora de escolher uma instituição e um curso superior. E se a mensalidade de uma faculdade particular não cabe no seu bolso, a boa notícia é que sempre há tempo de recorrer aos programas sociais voltados ao financiamento dos estudos.

Para facilitar o processo para você, trouxemos um resumo básico sobre cada um deles. Por isso, continue a leitura e fique por dentro!

ProUni

O ProUni é um programa do Ministério da Educação criado exclusivamente para conceder bolsas de estudo integrais e parciais a brasileiros, que ainda não têm formação em um curso superior, em instituições privadas.

Para concorrer a uma dessas oportunidades, é preciso se cadastrar no site do Programa, comprovar a renda da família (até três salários mínimos per capita) e atingir no mínimo 450 pontos no ENEM. Depois de seguir esses passos, é necessário aguardar a chamada.

Vale destacar que o ProUni funciona como um processo seletivo. Sendo assim, quanto maior for a pontuação do aluno no ENEM, mais altas serão as chances de conquistar a bolsa. Um outro ponto que merece ser lembrado é que a comprovação de renda deve ser apresentada todo semestre, até a conclusão do curso.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal voltado ao pagamento das mensalidades de uma graduação, em que o estudante tem o prazo máximo de 14 anos após a formatura para ressarcir a União do valor emprestado.

Esse financiamento pode variar entre 10% a 100% do valor da mensalidade e o desconto pode ser realizado no holerite, caso o graduando saia da universidade empregado. As regras são basicamente as mesmas que as do ProUni, no entanto, há duas modalidades de pagamento:

• sem juros, em que é preciso comprovar renda de até 3 salários mínimos;
  • com juros, destinados as famílias cuja renda seja de até 5 salários mínimos per capita.

Sisu

O Sisu funciona como um grande vestibular unificado, cujo candidato disputa vagas nas instituições de ensino superior públicas do país por meio da pontuação do Enem. No entanto, não são todas as universidades que disponibilizam vagas que podem ser ocupadas exclusivamente por meio deste processo.

A nota mínima a ser alcançada para conquistar a tão desejada vaga depende da instituição, assim como a nota de corte.

Pronatec

O Pronatec é um programa voltado ao ensino técnico e ao emprego, e os estudantes podem ingressar nessa modalidade de formação ainda na etapa do Ensino Médio. Como há uma ampla oferta em cursos e locais, o mais indicado é pesquisar sobre o que a iniciativa oferece para a sua região.

Portanto, entre na página do programa, preencha o formulário e pesquise as vagas e instituições disponíveis.

Quero bolsa

O Quero bolsa é uma iniciativa particular que merece destaque. O site traz informações valiosas a respeito das instituições e cursos oferecidos, o que resultou no Guia da Faculdade em conjunto com o Jornal o Estado de São Paulo.

Para conquistar um super desconto na mensalidade é muito simples: basta acessar o site, buscar pela cidade em que seu filho deseja estudar e verificar se há bolsas disponíveis para o curso dos sonhos dele.

Percebeu que todos os programas de financiamento para curso superior têm o ENEM como porta de entrada? Incentive o seu filho a estudar para o exame e dê todo o apoio necessário para que ele se mantenha tranquilo.

Inclusive, nós temos algumas dicas relacionadas a este tema! Confira o artigo especial que publicamos a respeito.