Crianças menores: os ganhos obtidos com o isolamento

Dicas  |  Next 2 You

Quem é que não sente falta das aulas presenciais, do convívio com os colegas, do contato “ao vivo e em cores” com os professores e com aquela natureza toda que envolve o nosso Colégio…

Muito provavelmente, os alunos mais novos são os mais sensíveis às drásticas mudanças de interação social que estamos experimentando.

Para os pais dos pequenos, são mais “pratinhos pra girar” – ao terem que dar conta da rotina de trabalho, dos afazeres domésticos e abraçar ao mesmo tempo a tarefa de apoiar as atividades educacionais das crianças. É, manter o equilíbrio mental e emocional em meio a tudo isso não é pra qualquer um!

Porém, se há perdas com as escolas fechadas, há também ganhos. Com esta experiência inusitada, as crianças tendem a ganhar autonomia. Além disso, a dinâmica do ensino a distância favorece o aprendizado no ritmo de cada um, e se há uma agenda para estruturar as atividades do dia, não há como negar que existe uma flexibilidade maior no cumprimento de cada tarefa.

É natural que os pais cobrem de seus filhos que o tempo de estudo em casa seja produtivo, mas também é preciso que eles tenham paciência com as crianças no processo de adaptação, compreendendo que este é um desafio para elas.

Disciplina é igualmente fundamental. A ideia é que a nova realidade se aproxime ao máximo da rotina que se tinha anteriormente. Mantendo a hora de despertar, a do café da manhã, a do banho e assim por diante. Se de um lado existe a possibilidade de assistir às aulas de pijama, por outro este mesmo pijama pode prejudicar o senso de dever na criança. É preciso cuidado com isso, tendo sempre em mente a necessidade de intercalar com equilíbrio os afazeres escolares com o lazer e exercícios físicos.

É provável que crianças com menos de 5 anos apresentem menos autonomia, na ausência do professor. Mas na medida em que construímos para elas um padrão, um hábito de aprendizagem em casa, tudo fica mais fácil. As crianças, mesmo bem pequenas, possuem opinião e gostam de atingir objetivos. E neste esforço valem aqueles “pequenos subornos”, recompensas que as motivem a concluir algo.

Na outra ponta do processo, professores do mundo inteiro se viram com a obrigação de se habilitarem, rapidamente, ao ensino virtual. No Caso do Next esta circunstância se transformou em vantagem competitiva, pela familiaridade do nosso quadro de professores com esta tecnologia – e a Certificação Apple Distinguished School só avaliza este diferencial.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!