Conheça 10 séries educativas da Netflix para crianças

Você sabia que a Netflix pode se uma grande aliada dos processos de aprendizagem? O contato com a arte é algo lúdico e instrutivo, seja em forma de audiovisual, teatro ou literatura. Por isso, utilizar recursos artísticos na educação traz inúmeros benefícios para as crianças.

A educação não é um processo que deve ficar restrito à sala de aula. No entanto, se embasar apenas nas convicções dos responsáveis também não é a melhor saída. A boa notícia é que é possível construir um meio termo que seja prazeroso e, ao mesmo tempo, influencie positivamente as crianças.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 séries educativas, que passam mensagens enriquecedoras e estão disponíveis na plataforma. Acompanhe!

1. Canções de Aprendizagem do Little Baby Bum

As animações musicais dessa pequena série trazem boas noções sobre números, cores e animais. Criada em 2015, ela é ideal para crianças com idade entre 2 e 4 anos, embora também consiga captar a atenção dos bebês com facilidade.

Há uma segunda versão na Netflix chama Canções de Ninar do Little Baby Bum, seguindo a mesma proposta de trabalho com números, cores e animais.

2. Festa de Palavras

Festa de Palavras segue a mesma linha do Canções de Aprendizagem. Além de abordar a mesma faixa etária, a proposta é semelhante: ensina e enriquece o vocabulário a partir da interação dos personagens com diferentes cenários e situações.

Há uma série com 4 temporadas e um vídeo de 2 minutos chamado “Festa das Palavras: Feliz Aniversário”, em que os personagens cantam o famoso Parabéns a você.

3. Dora, a Aventureira

Dora é um clássico contemporâneo no sentido educativo. As narrativas apresentadas em cada uma de suas aventuras são cativantes e guardam muitos ensinamentos para os pequenos.

4. The Magic School Bus

A série animada de 1997 tem quatro temporadas disponíveis no Netflix. Ela geralmente agrada aqueles que já são um pouquinho mais velhos, cuja idade vai de 6 a 10 anos. Com ação, humor e muitos aprendizados, ela é uma ótima opção de entretenimento educativo de qualidade.

Há uma nova versão, de 2018, chamada The Magic School Bus Rides Again que promete muita ciência, aventura e diversão.

5. Daniel Tigre

Daniel Tigre merece elogios por conseguir passar lições para os mais novos sobre como lidar com perdas ou frustrações. O programa é destinado a crianças de idade pré-escolar e seu conteúdo se baseia no método de ensino de Fred Rogers e em novas pesquisas sobre o desenvolvimento infantil.

6. Caçadores de Trolls

Caçadores de Trolls foi lançado em 2016. A produção foi feita pela Dreamworks e a direção ficou por conta do aclamado cineasta Guillermo Del Toro.

A série é indicada para aqueles que já estão mais crescidinhos: com importantes exemplos de autoestima e superação. Caçadores de Trolls mostra um universo totalmente mágico e repleto de problemas a serem resolvidos.

São 2 vídeos disponíveis na Netflix:

1. a série “Caçadores de Trolls: contos de Arcadia”, dividida em 3 partes;
  2. “Caçadores de Trolls: feliz aniversário”, que os personagens interagem com o público para desejar felicidades ao aniversariante que está assistindo.

7. Hora do Justin

Justin, o protagonista do programa, tem amigos imaginários com os quais vive intensas histórias em diferentes lugares do mundo. A série mostra o quão importante é a imaginação para as crianças, estimulando-a nos espectadores.

Há 2 vídeos disponíveis, um de 2012, e um mais recente, de 2016, chamado A hora do Justin Vamos!

8. Mister Maker

Mister Maker não é uma animação, mas não é menos divertido por isso. Como o próprio nome já sugere, ele ensina diversas técnicas inventivas a partir do uso de massinhas de modelar, pintura e afins. Perfeito para estimular a criatividade e a imaginação, não é?

9. Pergunte aos Storybots

Se o seu filho é curioso e adora surpreender com perguntas difíceis de explicar ou você não consegue matar a curiosidade dele, a série Pergunte aos Storybots pode dar uma forcinha.

Criaturas intergalácticas respondem perguntas como “de onde vem os planetas?” e “de onde vem o chocolate?”. Essas respostas vão ficar para sempre guardadas nas memórias dos pequenos.

10. Beat Bugs

Com canções dos Beatles tocadas ao longo de seus episódios, Beat Bugs traz incríveis ensinamentos e uma inspiração sem tamanho. A série explora musicalidade, criatividade e lições de vida emocionantes para adultos e crianças.

É fato que existem outras boas opções de desenhos, assim como filmes que valem muito a pena. Contudo, as séries educativas da Netflix são uma garantia de aprendizado e diversão para as crianças.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!