Mini-horta caseira

0
Dicas  |  Next 2 You

Unindo a família no quintal e na mesa

Seu quintal faz parte da sua casa. E nada impede que você e as crianças o utilizem na quarentena, tirando dele um grande proveito. Mora em apartamento? Sem problemas: a ideia a seguir também se aplica a pequenas varandas.

Sugerimos a criação de uma mini-horta caseira. Com a ajuda dos pequenos, é claro!

De cara, a prática traz dois grandes benefícios: cultivando seu próprio alimento, sem adição de agrotóxicos, a criança compreende a importância de uma alimentação pautada por produtos naturais. Além disso, trata-se de uma forma lúdica de despertar em seus filhos o respeito ao meio ambiente.

Ao acompanhar de perto o desenvolvimento dos alimentos, a criança tem sua curiosidade despertada, ganha novos conhecimentos e abre-se a novos sabores.

Algumas orientações:

Para que a água escoe, os vasinhos precisam ter furos embaixo. E devem possuir pelo menos 20cm de altura, para comportar as raízes das plantas.

Prefira hortaliças, ervas e frutos como alface, cebolinha, hortelã, manjericão ou tomate cereja. Mas, veja bem, estas são só algumas sugestões. E fica a seu critério adquirir sementes ou mudas.

Use cascalho para cobrir o fundo do vaso e depois preencha com terra.

Prefira sempre a terra vegetal, por ser mais rica em nutrientes.

Se estiver usando sementes, siga as instruções da embalagem. Para mudinhas, coloque terra até a metade do vaso, posicione a muda bem no centro e complete com a terra em seguida.

Deve-se evitar o sol direto por dois dias.

O ideal é manter a terra sempre úmida – nem seca, nem encharcada.

O local da horta precisa ser arejado e bem iluminado, recebendo no mínimo de três a quatro horas de sol por dia.

Na rega diária, fique atento: cada tipo de planta tem uma necessidade diferente de água.

Não demora muito e as plantinhas estarão prontas para serem colhidas e saboreadas. E aí vem a parte mais gostosa: chamar as crianças para colher o que plantaram. Melhor ainda se, depois de colhidos os vegetais, elas participarem também no preparo da comida!

Enquanto os vegetais da horta crescem, não deixe de conferir as novidades por aqui, ok? Queremos estar sempre e cada vez mais perto de você.

Cadastre-se e receba notificações sempre que tivermos novas postagens em nosso blog!

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.