Biografias de grandes gênios. Ótimas dicas para inspirar nossas vidas.

Dicas  |  Next 2 You

Que tal dar um tempo com os tablets, celulares e notebooks para mergulhar de cabeça na vida de gente genial e inspiradora? Seguem algumas sugestões, que representam também valiosas oportunidades de descansar um pouco os olhos das telas para dar vez ao bom e velho livro. Boa leitura!

Charles Darwin – Autobiografia 1809 / 1882

O grande cientista relata, entre muitas e interessantes passagens, o processo de elaboração do livro “A origem das espécies”, a revolução e as controvérsias causadas pela publicação, sua viagem no veleiro Beagle para o estudos relativos à fauna e à flora e outros fatos relevantes.

Napoleão, uma biografia ilustrada – Andre Maurois

Muito rico em fotos e ilustrações, esta biografia é um misto de narrativa literária e documento jornalístico, descrevendo a vida de Napoleão – desde a carreira militar, passando pela coroação como imperador até os últimos dias como exilado.

Freud – uma vida para nosso tempo – Peter Gay

O Pai da Psicanálise é retratado por um historiador com formação psicanalítica.  No livro, as paixões, os estudos e o contexto familiar de Freud se entremeiam a uma exposição bem fundamentada da toeria freudiana, incluindo documentos até então desconhecidos.

Churchill – Roy Jenkins

Um dos primeiros estadistas a chamar a atenção do mundo para o perigo do nazismo, Churchill teve papel estratégico e decisivo para a vitória dos aliados na Segunda Grande Guerra Mundial. Conheça mais sobre o influente líder inglês e a vida política europeia na primeira metade do século 20.

Viver para contar – Gabriel García Márquez

As lembranças e um painel da vida do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, narradas por ele mesmo. O livro traz também um painel do realismo mágico, determinante nas obras de García Márquez e corrente artística da qual ele foi um dos mais emblemáticos representantes.

Biografia de Picasso – Gilles Plazy

De pinturas a cerâmicas, o grande gênio espanhol criou mais de 45 mil peças ao longo da vida. Gilles Plazy descreve esta longa trajetória e a influência de Pablo Picasso no seu tempo e junto à intelectualidade da época. Destaque para  a personalidade libertária do biografado e seu desapego às regras e à vida acadêmica.

Beethoven – Bernard Fauconnier

Um dos grandes nomes da música ocidental, Beethoven quebrou uma série de paradigmas estéticos de sua época para se consagrar ainda em vida. Embora acometido pela surdez, traduziu em música e de forma genial as ideias da Revolução Francesa e do Romantismo.

Estrela Solitária, um brasileiro chamado Garrincha – Ruy Castro

O craque Garrincha deixou o mundo perplexo com seus dribles desconcertantes, colaborou decisivamente para que Seleção Brasileira de futebol conquistasse dois títulos mundiais e chegou, com seu talento, a inspirar poetas como Carlos Drummond de Andrade. Conheça mais sobre o gênio das pernas tortas neste que é um dos trabalhos mais conhecidos do biógrafo Ruy Castro.

Clarice – Benjamin Moser

A vida de Haia Pinkhasovna Lispector, que no Brasil adotaria o nome Clarice, da origem humilde na Ucrânia ao reconhecimento internacional como dona de um estilo autoral originalíssimo. Benjamin Moser, o autor do livro, é um dos maiores estudiosos da obra de Clarice Lispector.

Além de biografias em livro, em vários canais de TV por assinatura ou serviços de streaming você encontra inúmeros documentários, cinebiografias e filmes de grande sucesso baseados na vida de celebridades. Um vasto material, que diverte e ao mesmo tempo enriquece culturalmente a quem assiste!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://novaescola.org.br/conteudo/4309/14-biografias-sobre-grandes-icones-da-historia