Devido principalmente às férias escolares de meio de ano, julho é um mês onde os serviços de streaming capricham nos lançamentos que atraiam o interesse. Não só de crianças e jovens, mas de toda a família.
Às vésperas desta tão esperada pausa, decidimos inovar e não vamos falar sobre nenhum lançamento programado pela Netflix, pela Disney, pela Prime Vídeo, Telecine ou Globo Play. Mas vamos descontrair e elencar algumas curiosidades bem divertidas sobre aquela que geralmente é a companheira inseparável de todo bom filme, no cinema e em casa: a pipoca.
Mais do que mero acompanhamento para momentos de lazer e diversão, a pipoca é levada muito a sério aqui no Brasil. Tanto que temos até o Dia Nacional da Pipoca, comemorado em 11 de março.
Você sabia?
. A pipoca é feita a partir de uma variedade especial de milho, que estoura quando aquecido.
. O milho estoura com o calor porque a água, acumulada no interior do grão, se transforma em vapor. A pressão aumenta e isso acaba liberando o conteúdo interno, constituído basicamente por fibras e amido.
. A pipoca tem poucas calorias, em comparação com salgadinhos industrializados.
. O milho da pipoca é quatro vezes mais duro que os demais milhos.
. Americanos são campeões mundiais no consumo de pipoca.
. Em 2003, uma empresa brasileira encheu um saco de pipoca de 24,92m³ e entrou para o Livro dos Recordes.
. Produtores de Campo Novo do Parecis, município que mais planta e produz milho para pipocas no Brasil, estabeleceram novo recorde no Guiness ao encherem um saco de 60m³ – com 6 metros de altura e 11m² de base.
. No Peru, foram encontrados grãos milenares, porém conservados o suficiente para virarem pipoca e serem consumidos até hoje! Incrível, né?
. Os astecas acreditavam na existência de espíritos escondidos dentro da casca do milho, e sua transformação em pipoca era considerada um fenômeno sobrenatural.
. Uma das poucas delícias com preços acessíveis à população pobre, a pipoca tornou-se muito popular nos Estados Unidos durante a Grande Depressão de 1929.
. Inventada em 1940, a pipoca de micro-ondas logo tornou-se um grande “estouro” (!) de vendas. O Brasil é atualmente o segundo maior mercado deste tipo de pipoca no mundo.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a pipoca, escolha seu filme, aperte o play e divirta-se!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo:
Wikipedia
https://minasfazciencia.com.br/infantil/2019/03/08/11-fatos-cientificos-sobre-as-pipocas/ https://www.guiadoscuriosos.com.br/ciencia-e-saude/comida/a-historia-e-as-origens-da-pipoca/