A luta contra o câncer de mama está em boas mãos: as suas.

0
Dicas  |  Next 2 You

Como todo mundo já sabe, Outubro Rosa é um movimento de conscientização de âmbito mundial, que visa a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Governos, entidades e empresas de dezenas de países participam deste esforço conjunto, ampliando a cada ano a repercussão e o sucesso da iniciativa.

A exemplo dos anos anteriores, o Next abraça esta causa e se engaja nesta luta, que é de toda a humanidade.

Responsável por mais de 28% dos casos de câncer em mulheres, o câncer de mama, no entanto, tem cerca de 98% de chances de cura se diagnosticado em estágio inicial. Daí a extrema importância do autoexame, para que se obtenha sempre o melhor prognóstico possível.

Alguns sintomas e anomalias nas mamas podem ser indicativos de problemas, ainda que a grande maioria não tenha evolução maligna. Entretando, é preciso que a mulher esteja atenta especialmente ao aparecimento de caroços endurecidos e indolores, pele da mama avermelhada ou retraída, descamação e ulceração dos mamilos, pequenos nódulos nas axilas e no pescoço e saída espontânea de secreções. Ao constatar estas ou outras alterações, procurar orientação médica é fundamental.

O autoexame. Nada pode ser mais simples.

Ele deve ser feito mensalmente, na hora do banho, ao vestir-se ou em outras situações cotidianas, sempre de sete a dez dias após o início da menstruação –  quando as mamas estão menos sensíveis. Para as mulheres que não menstruam mais, deve-se escolher um dia no mês para o autoexame.

Fatores de proteção

– Atividades físicas regulares.
– Alimentação saudável e balanceada.
– Moderação no consumo de bebidas alcoólicas e de gordura animal.
– Evitar o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo.
– Acompanhamento médico no uso de hormônios e anticoncepcionais.

Outras recomendações

– Exame clínico das mamas, a partir dos 20 anos.
– Mamografias, anualmente ou a cada dois anos – a depender da idade e do histórico da paciente.
– Ultrassonografia: indicada como exame complementar, em casos específicos.

Finalizando, não vamos nos esquecer: se Outubro é o mês que simboliza a prevenção e o combate ao câncer de mama, a conscientização e a prática regular do autoexame valem para todo o ano. E para a vida inteira!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://g1.globo.com
Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.inca.gov.br

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.