A importância da lição de casa

O principal objetivo da lição de casa é ajudar a reforçar o que foi ensinado em sala de aula. Às vezes, seu propósito é reunir informações extras além daquilo que o aluno viu na escola para depois compartilhar com os colegas.

Leituras, dissertações, exercícios de raciocínio lógico, pesquisas. Todas as tarefas têm um objetivo e contribuem para o aprendizado constante.

Infelizmente, nem todo mundo entende a sua importância. Os alunos podem achar que é chatice do professor, já os pais talvez se incomodem com a quantidade de exercícios — dependendo da idade do estudante, a ajuda de um adulto pode ser necessária.

Sem sermão, vamos entender de uma vez por todas porque ela é tão importante?

Lição ajuda a desenvolver o gerenciamento do tempo e as habilidades para a vida

A lição prepara os alunos para administrar o tempo e planejar horários de estudo, habilidades úteis (e necessárias) quando ingressam no ensino médio, estudo superior e, eventualmente, no mercado de trabelho.

Ela também os ajuda a desenvolver habilidades-chave para a vida, como responsabilidade, autonomia, disciplina, administração do pensamento crítico e resolução de problemas de maneira independente.

Lição de casa ajuda a fixar os conteúdos vistos em sala de aula

Nem sempre o tempo em sala de aula é suficiente para promover um aprendizado consistente. Repetir em casa os mesmos conteúdos pode ser entediante e difícil, mas também reforça a prática da disciplina.

Para melhorar uma habilidade, a repetição é frequentemente necessária. O dever de casa permite que os alunos revisem o conteúdo aprendido durante o dia com a cabeça fresca, longe dos amigos e de outras distrações da escola.

Lição de casa cria uma rede de comunicação

Os professores raramente veem a vida familiar de seus alunos. Os pais raramente veem a vida em sala de aula de seus filhos. O dever de casa é uma ponte que abre as linhas de comunicação entre a escola, o professor e os responsáveis. E ao conhecer melhor a particularidades dos alunos, é possível entender melhor suas necessidades.

Os professores também têm motivos para acreditar que a lição de casa promove o desempenho acadêmico. Eles observam que os exercícios extras oferecem uma revisão de conteúdo e prática valiosa para os alunos, ao mesmo tempo em que dão feedback sobre áreas em que podem precisar de mais apoio.

Lição de casa promove interação familiar

Graças aos deveres de casa os pais podem acompanhar o que os filhos estão aprendendo na escola, bem como observar seus pontos acadêmicos fortes e fracos. Embora nem todos tenham tempo suficiente para acompanhar a lição, é uma boa oportunidade para se envolver na vida escolar dos filhos e estreitar laços familiares.

Além disso, ajuda os pais a identificarem alguma dificuldade específica, permitindo-lhes obter ajuda profissional e ajustar as estratégias de aprendizagem conforme necessário.

É claro que, após um período exaustivo de aulas, os alunos queiram mais é descansar. Mas não dá para negligenciar a lição de casa. Elas são importantes para o processo de aprendizagem, desenvolvem o senso de responsabilidade e auxiliam no crescimento pessoal do aluno ao lado dos familiares.

Este artigo foi útil para você? Não deixe de curtir nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos!