É quase impossível acreditar, considerando-se as estatísticas de violência a que estamos acostumados no Brasil. Mas é a pura verdade, pelo menos no outro lado do mundo.
Um programa de TV muito popular no Japão, My First Errand (Minha Primeira Incumbência), apresenta crianças na faixa etária de 2 a 3 anos realizando alguma missão, determinada pelos seus pais, a ser cumprida nas ruas de Tóquio. Na medida em que se aventuram sozinhas na execução da tarefa – geralmente alguma compra a ser feita na padaria ou mercearia próxima à residência da família -, uma câmera da produção do programa grava o desempenho dos pequenos, sem que eles percebam.
Incumbir crianças, ainda em tenra idade, para um contato direto e solitário com a realidade exterior é um antigo costume japonês. E esta tradição talvez explique o grande sucesso do show, há mais de 25 anos em exibição no país.
Independência, autossuficiência, confiança na coletividade.
A autonomia demonstrada por crianças tão pequenas, e a desenvoltura com que levam adiante a missão dada pelos pais, são em grande parte resultantes da educação e da cultura nipônica. Desde cedo o jovem aprende que, em tese, qualquer membro da comunidade pode ajudá-lo caso venha a enfrentar uma situação de perigo. No Japão é latente o sentimento de “confiança em grupo”, reforçado ainda mais na escola – onde as crianças se revezam em atividades coletivas de limpeza e em servir o próprio almoço, por exemplo.
Este senso de responsabilidade pelos espaços comunitários desperta nas crianças uma conscientização do papel de cada um para o bem-estar de todos, e também fortalece a noção de recompensa e penalidade (se deixarem algo sujo, serão obrigados a limpar).
Além disso, o Japão apresenta índices baixíssimos de criminalidade, o que explica a confiança paterna em expor tão tranquilamente seus filhos a um ambiente urbano marcado pelo fluxo absurdo de pessoas e pelo trânsito intenso. Pois é, sábias lições do Oriente, que inspiram o desenvolvimento da autonomia e da independência em crianças do mundo todo, por meio da educação.
No Colégio Next, formar indivíduos autônomos faz parte da filosofia de ensino e das práticas pedagógicas. O estímulo a estas qualidades, entretanto, também pode e deve se dar em casa. Delegar pequenas tarefas cotidianas representa, em seu conjunto, um grande impulso para fortalecer estes atributos da personalidade.
Alguns exemplos:
. Guardar os brinquedos
. Preparar lanches rápidos
. Colocar a roupa na máquina
. Ajudar a pôr a mesa
. Tirar o pó
. Regar plantas
. Separar o lixo
. Lavar a louça e a pia após as refeições
. Arrumar a própria cama e organizar o quarto
. Proceder à rotina de higiene sozinho
. Escolher a roupa que irá vestir
. Colocar a roupa suja no cesto
Dicas para os pais:
. Incentivar o diálogo e abrir-se a ele sempre, deixando esta disposição muito clara para a criança.
. Estimular brincadeiras que despertem a iniciativa, o espírito de liderança e a autodisciplina.
. Dar à criança subsídios para que ela mesma estabeleça uma agenda de tarefas e cumpra seus compromissos – a tempo e a contento.
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Fonte para elaboração do conteúdo:
https://www.bloomberg.com/news/articles/2015-09-28/in-japan-small-children-take-the-subway-and-run-errands-alone