Realidade Virtual x Realidade Aumentada.

0
Dicas  |  Next 2 You
Curious girl exploring a contemporary art exhibition with augmented reality mobile application, future technology in everyday life, indoor lifestyle

Ninguém pode negar que o mundo virtual cada vez mais se confunde com o mundo real. É impressionante como a nossa rotina passa pela “intermediação” de algum dispositivo conectado à internet, ou por um conjunto deles: smartphones, tablets, notebooks, computadores, smart TVs e por aí vai. 

Agora, imagine a mistura literal entre uma coisa e outra e terá o que chamamos de realidade aumentada, que junto com a realidade virtual já está “virando do avesso” setores como o entretenimento, a publicidade, a medicina e a educação de maneira especial. 

Embora muito próximas em seus propósitos, existe uma grande diferença entre a realidade aumentada e a realidade virtual. Enquanto que nesta última tudo é concebido e 100% construído por computador, proporcionando ao usuário uma experiência imersiva, na realidade aumentada temos uma simbiose entre o mundo físico e o digital, possibilitando a interação de pessoas com objetos virtuais em 3 dimensões. Ou seja, ela inclui projeções de conteúdos e informações complementares ao que de fato existe em determinado ambiente. 

A realidade aumentada e a realidade virtual aplicadas ao contexto educativo

A simples definição do que é a realidade aumentada já dá uma ideia do imenso leque de possibilidades que ela abre dentro das escolas e na dinâmica pedagógica. 

Podemos elencar inúmeros benefícios para colégios e alunos de todos os ciclos, como por exemplo:

. Ambiente mais lúdico, divertido e atraente para o aprendizado.

. Maior engajamento dos alunos nos conteúdos.

. A assimilação e a memorização da matéria são potencializados. 

. A passividade dá lugar à aprendizagem ativa e participante. Além disso, o estudante ganha autonomia na escolha do que pretende se aprofundar.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo:
https://www.totvs.com/blog/biblioteca/como-a-realidade-aumentada-pode-beneficiar-a-educacao
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/01/saiba-qual-e-a-diferenca-entre-realidade-virtual-e-realidade-aumentada.ghtml

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.