Veja 4 benefícios da leitura para a educação

Young woman reading book outside of school happy smiling

Desde pequenos, somos estimulados a entrar em contato com as mais diversas formas de expressões culturais, da música à arte. Mas um dos pontos principais do desenvolvimento de uma criança é a introdução e o incentivo à leitura.

Dos livros de figuras até construções de frases mais complexas, a familiarização da criança com as palavras e formas contidas no texto dos livros é um ponto de grande importância no seu desenvolvimento e traz inúmeros benefícios para a sua educação. No post de hoje, mostraremos alguns benefícios do hábito da leitura para as crianças. Confira!

Ler estimula a criatividade

Ao apresentar universos diferentes daqueles que a criança está acostumada, a leitura estimula o processo criativo, pois parte do pressuposto de que a criança precisa imaginar, criar e construir os cenários destes universos em sua própria mente, a fim de se colocar na história e compreender a leitura.

Ler é o mesmo que viajar por mundo desconhecidos e se aventurar por ambientes antes inexplorados pela imaginação infantil. Por isso, o estímulo à leitura é um artifício muito importante na fase de desenvolvimento da criança, para que ela se sinta capaz de criar coisas novas, experimentar novos sentimentos e explorar aspectos da sua personalidade que são construídas conforme a leitura de cada história.

Ler aumenta o vocabulário

Um dos benefícios mais claros da leitura é o aumento do vocabulário a partir da introdução de novas palavras e expressões, além de ajudar a fixar a grafia correta das palavras, bem como a construção harmônica das frases.

As crianças se identificam especialmente com leituras que possuem estruturas de repetição, pois são mais fáceis de serem memorizadas e auxiliam no processo de alfabetização através da identificação e familiarização de palavras que são constantemente repetidas em seu dia a dia.

Quem lê muito, sabe escrever bem

Justamente por esse contato intenso com palavras, frases e expressões, é que a criança  que tem uma boa rotina de leitura também se torna um bom escritor, capaz de formular frases complexas e expressar suas ideias de forma clara e organizada.

O hábito da leitura auxilia a organização das ideias, fornece alternativas às mais diversas palavras e possibilita que o pequeno leitor desenvolva um interesse ainda maior pela literatura e pela arte de escrever.

As histórias ajudam a compreender o mundo real

A leitura é capaz de introduzir determinados assuntos na vida da criança em desenvolvimento, aspectos do seu dia a dia que ainda não foram completamente assimilados e que, às vezes, precisam apenas de um empurrãozinho para que passem a compreender de uma forma melhor as coisas ao seu redor.

As histórias contadas nos livros, muitas vezes, narram jornadas de autoconhecimento e autoaceitação, que são pontos muito importantes para o desenvolvimento da criança e do adolescente, mas que podem ser poucos explorados na vida real ou não tratados da forma com que deveriam.

Através da identificação com situações e personagens da literatura, a criança se sente compreendida e cria uma noção de que não está sozinha, ou seja, de que as coisas que acontecem com ela também podem acontecer com outras pessoas. Assim, ela passa a reconhecer e compreender algumas coisas que acontecem em sua própria vida e podem até entender melhor a sua relação com seus pais, seus colegas de escola e seus familiares.

E você, tem estimulado o hábito da leitura na vida de seus filhos? Conte pra gente sua experiência através dos comentários!