A resposta é sim, e daqui a poucos meses: ela deverá ser testada no Reino Unido ainda neste ano de 2023. O governo britânico, em parceria com a farmacêutica alemã Biontech, pretende fornecer a pacientes ingleses 10 mil doses de terapias personalizadas para o combate da doença, sendo que novos centros de pesquisa e desenvolvimento serão construídos para tornar realidade esta primeira etapa de tratamento em humanos.
Pacientes com câncer, em estágio inicial e avançado, receberão as vacinas, com ensaios clínicos previstos para o início do mês de setembro, quando já se terá a aplicação prática desta descoberta potencialmente capaz de trazer extraordinários progressos na luta contra a mais desafiadora das doenças.
Um avanço notável, que beneficiará toda a humanidade
O acesso aos testes, que selecionará um grande número de pacientes elegíveis a receberem a vacina, ocorrerá através do Cancer Vaccine Launch Pad, uma plataforma criada pelo NHS England e o Genomics England.
O CEO da Biontech, Ugur Sahin, afirma que a vacina cobrirá vários tipos de câncer e doenças infecciosas que afetam coletivamente milhões de pessoas em todo o mundo. Ele diz ainda que o objetivo da empresa é acelerar a implementação de imunoterapias e vacinas utilizando tecnologias pesquisadas há mais de 20 anos. E conclui: “Aprendemos a fabricar vacinas de forma melhor e mais rápida, e identificamos de que forma o sistema imunológico reage ao mRNA”.
Já Will Quince, Ministro da Saúde e Cuidados Secundários, afirmou que a aliança entre a farmacêutica e o Reino Unido representa um salto gigantesco na parceria entre ciência e saúde pública.
A busca de terapias contra o Coronavírus acelerou a descoberta
O advento da Covid-19 colaborou, indiretamente, nesta significativa conquista. É que a Biontech trabalhou em uma das vacinas mais amplamente distribuídas durante a pandemia, proporcionando aprendizados valiosos aos cientistas.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://istoe.com.br/vacina-contra-o-cancer-pode-ficar-pronta-ate-2023-informam-cientistas/ https://gizmodo.uol.com.br/vacina-contra-cancer-sera-testada-reino-unido-2023/ https://revistagalileu.globo.com/saude/noticia/2023/01/inglaterra-iniciara-testes-de-vacinas-contra-cancer-ainda-neste-ano.ghtml