GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO – UM JOGO ONDE TODOS GANHAM!

Crédito – Imagem de DCStudio no Freepik

A indústria dos jogos eletrônicos é, em termos globais, uma das atividades econômicas que mais cresce – tanto em recordes de comercialização de consoles e outras plataformas quanto nos aportes de investimentos. A primeira Olimpíada de E-Sports, confirmada pelo Comitê Olímpico Internacional para acontecer ainda no ano de 2023, é um forte indicativo do dinamismo e da força dos games.

A chamada gamificação é um conceito muito interessante, cujo imenso potencial está apenas começando a ser explorado. Numa definição rápida, ela consiste na transferência de funcionalidades utilizadas em jogos para outros contextos diversos. O meio empresarial e a área de Educação são dois dos ambientes onde as atividades gamificadas encontram maiores oportunidades de aplicação e interação.

Nada menos que 2,5 bilhões de pessoas (ou quase um terço da humanidade) são adeptas dos jogos eletrônicos. No Brasil, independentemente do tipo de dispositivo utilizado, os games fazem parte da vida de 66,3% das pessoas. É gente que não acaba mais, cujo envolvimento com o universo gamer tende a se tornar mais intenso conforme evoluem as tecnologias imersivas, como o Metaverso.

Maior engajamento e motivação no aprendizado

Quando bem utilizada, a gamificação enriquece a dinâmica de ensino, tornando mais lúdico o processo de transmissão e de assimilação do conhecimento. Para cada ciclo e faixa etária do aluno, há uma infinidade de games passíveis de utilização e de customização às peculiaridades dos conteúdos.

Os games proporcionam:

. Estabelecimento de desafios e missões;

. Pontuação e premiação para cada fase concluída do jogo, criando assim um ranking na classe;

. Estímulo à criatividade, competitividade, pensamento próprio, desenvolvimento de estratégia, persistência, disciplina, interatividade e espírito de equipe.

Com a prática da gamificação, evoluímos de uma realidade na qual o professor detém o conhecimento e o aluno não passa de agente passivo em sala de aula, para um patamar completamente novo, onde o professor atua como facilitador para dar ao estudante um papel ativo no processo pedagógico.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo: https://blog.ipog.edu.br/educacao/beneficios-gamificacao-na-educacao/ https://www.ludospro.com.br/blog/o-que-e-gamificacao