Uma Infância Plena de Encanto é uma Infância Cheia de Livros.

0
Dicas  |  Next 2 You

O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18/04, nos inspira uma oportuna reflexão: a importância do livro na formação integral da criança, seja ele físico, virtual ou baseado em qualquer outra plataforma já existente ou que venha a existir no futuro. 

Na verdade, o ideal é que a leitura seja estimulada antes mesmo da alfabetização formal. Aspectos como a fala, a criatividade, a neurologia da aprendizagem, a ampliação do vocabulário e a capacidade de interpretação ganham, por meio do acesso facilitado aos livros, um extraordinário impulso. 

O hábito de ler, incentivado desde cedo no ambiente doméstico, colabora na formação de cidadãos plurais, com uma visão mais ampla a respeito de si mesmos e do mundo que os cercam. O desenvolvimento social, emocional e cognitivo resultantes da leitura também contribuem muito para a autonomia e maior capacidade crítica.

Entretanto, é preciso estar atento ao crescente envolvimento dos pequeninos com toda sorte de gadgets, sempre à mão e utilizados a maior parte das vezes para o entretenimento. Não seria o caso de pais e professores estimularem as crianças a trocarem pelo menos um pouco do tempo de tela por mais tempo de página? 

Criando pequenos grandes leitores

Ler é um hábito a se introduzir de maneira não impositiva, levando em consideração o tempo dedicado pela criança à leitura e as diferentes faixas etárias.

2/3 anos: os livros devem contar histórias rápidas, com textos simples, poucos personagens e enredos contextualizados à rotina da criança. 

3 a 6 anos: para esta faixa de idade, as histórias devem propor vivências nos ambientes familiar e escolar. Dobraduras, fantasias e outros recursos que o contador tenha à disposição só ajudam a criar maior envolvimento e interatividade dos baixinhos com o que está sendo narrado. 

Mais do que de papel, de pano, de borracha, de plástico ou de bytes, um livro infantil é feito de sonhos. Sonhos que instigam a imaginação, que despertam o raciocínio e que constróem um amanhã melhor para nossas crianças.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo:
https://leiturinha.com.br/blog/qual-importancia-da-leitura-na-educacao-infantil/
https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/blogs/opini%C3%A3o-1.363900/a-import%C3%A2ncia-do-livro-infantil-1.708542

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.