TRÊS CURIOSIDADES INTERESSANTES SOBRE O QI – QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA.

Em linhas gerais, a definição de QI – Quociente de Inteligência – é bem conhecida: trata-se da mensuração que determina, por meio de uma sequência de testes, a capacidade cognitiva de alguém, tendo como parâmetros indivíduos do mesmo sexo e idade. 

Curiosidade 1: Quem mandou nascer por último?

. Os irmãos mais velhos tendem a ter pontuação mais alta de QI. Pelo menos é isso o que aponta um estudo norueguês, realizado com 250.000 pessoas. Ele identificou uma média de mais de 2 pontos de vantagem do primogênito da família em relação ao segundo filho – mantendo esta constância de 2 pontos acima do segundo para o terceiro, do terceiro para o quarto e assim por diante. Ou seja, pela lógica, numa hipotética família de 5 filhos, o “caçula” tem tudo para ser um injustiçado intelectual!

Curiosidade 2: Filho de peixe…

. A segunda curiosidade não é tão surpreendente assim, pois comprova o que sempre pareceu ser uma tendência: a família influencia no QI. O que significa que parentes com Quociente de Inteligência alto aumentam as chances de que outros familiares também apresentem um QI mais privilegiado.

Curiosidade 3: Melhor dormir as 8 horas regulamentares.

. Pessoas com QI superior demonstram maior dificuldade para dormir. O mais paradoxal, neste caso, é que o sono reparador é fator fundamental para a saúde cognitiva. Ou seja, dormir mal significa objetivamente dar condições para a perda de pontos de QI. De onde se conclui que, por mais inteligente que seja, um indivíduo com déficit de sono pode estar perdendo pontinhos valiosos do seu quociente ao longo dos anos…

Embora muito questionado em vários de seus critérios de aplicação e de avaliação (uma boa parcela dos psicólogos, psiquiatras e outros profissionais do mundo inteiro desconfiam de sua eficácia, afirmando que seus resultados não aferem absolutamente nada), este tipo de teste continua sendo aplicado e servindo como balizador desde orientações vocacionais até processos de recrutamento e seleção.

Independente da discussão que ainda se trava no mundo científico sobre o tema, seguem abaixo algumas celebridades com QI bem acima da média. É importante frisar que o nosso blog não se responsabiliza pela autenticidade destes números, mas eles coincidem com pelo menos duas fontes da web. 

. Albert Einstein: 160

. Bill Clinton: 182

. Arnold Schwarzenegger: 135

. Benjamin Netanyahu: 180

. Bill Gates: 162

. Garry Kasparov: 190

. James Woods: 180

. Sharon Stone: 154

. Ludwing Wittgenstein: 190

. Madonna: 142

. Martin Luther King: 170

. Chico Buarque: 140

. Nicole Kidman: 132

. Paul Allen: 160

. Quentin Tarantino: 160

. Stephen Hawking: 160

. Roger (Ultraje a Rigor): 172

. Johnny Depp: 147

. Adolph Hitler: 141

. Jô Soares: 152

. Steve Jobs: 140

Já o brasileiro com QI mais alto até o momento é o filósofo e escritor Fabiano de Abreu, que cravou 180 em seu teste. Um pouco inteligente este nosso compatriota, não?

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. 

Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=mito-qi-teste-quociente-inteligencia&id=8464 https://www.youtube.com/watch?v=mtjZ9Lw8uAc

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.