TEATRO INFANTIL.
FAZENDO ESCOLA COMO ATIVIDADE ESSENCIAL NO APRENDIZADO.

A formação global de crianças e adolescentes passa, cada vez mais, pelo teatro infantil. Mais especificamente, pelo teatro infantil desenvolvido na escola, estimulando habilidades cognitivas, sociais, físicas e emocionais dos nossos atores mirins. Tanto que, de atividade extracurricular, o teatro vem ganhando seu lugar como integrante da disciplina de Educação Artística.

Assista agora, em seis atos, em que aspectos o teatro infantil é palco onde contracenam incríveis benefícios para o aprendizado de jovens e crianças. 

A interação entre alunos é muito estimulada.

Por ser necessariamente um trabalho em grupo, o exercício do teatro na escola  aumenta a interação entre os participantes e fortalece os laços de amizade.

Desenvolve a comunicação e o autodesenvolvimento.

Ao fazer teatro, o aluno se conhece melhor e se expressa com maior desenvoltura. O que é ótimo tanto para a comunicação verbal quanto para a não-verbal. Ele externa melhor seus desejos e medos, favorecendo o lado emocional. 

A autoestima vai lá pra cima!

A criança aprende a valorizar seus pontos fortes e consegue perceber onde pode melhorar. O protagonismo também é cultivado, bem como sua capacidade de realização.

A consciência corporal também é despertada.

A prática teatral no ambiente escolar favorece bastante o desenvolvimento em diversos aspectos físicos, eliminando bloqueios e aumentando a consciência do próprio corpo. Some-se a isso o aperfeiçoamento da dicção e da projeção da fala, o que é muito importante para a comunicação interpessoal. 

Comprometimento e responsabilidade.

Método e disciplina são indispensáveis à prática teatral. Há horários, ensaios e uma série de outros compromissos a cumprir.

Mais criatividade e maior interesse pela leitura.

Nada como uma aula de teatro para mexer com a imaginação da criança. Ao envolver narrativas e histórias, o gosto pela leitura também é despertado. Que ótimo para o repertório cultural, não é?

Não há dúvida: atividades teatrais na escola favorecem muito o desenvolvimento pessoal, social e intelectual – e desde muito cedo. Como não poderia deixar de ser, o Colégio Next valoriza bastante o teatro como ferramenta de ensino. Se você é aluno ou pai de aluno, vale a pena conhecer os projetos em que o Next associa a arte teatral aos diferentes conteúdos e faixas etárias. 

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.campusvilla.com.br/teatro-na-escola/

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.