Tabela Montessori: tarefas que seu filho pode fazer sozinho

Após o nascimento dos filhos as tarefas aumentam e, às vezes, pode ser difícil saber como os pequenos podem ajudar, não é mesmo? É importante entender que com o passar dos anos e com o crescimento das crianças, é necessário introduzi-las a pequenas tarefas, que vão contribuir para criar o senso de responsabilidade e de colaboração em cada uma delas.

Nesse sentido, é de grande utilidade conhecer a Tabela Montessori. Você já ouviu falar sobre ela? A tabela indica situações e pequenas tarefas que as crianças podem colocar em prática de acordo com sua idade. Confira no post e incentive seu filho desde cedo!

A Tabela Montessori

Uma das principais precursoras dessa filosofia foi Maria Montessori, grande pedagoga do século XX. Montessori pregava a importância de educar os filhos usando a lógica, bom senso e calma.

método usado por ela enfatiza a liberdade de aprendizagem e a responsabilidade da própria criança no processo de aquisição de novos conteúdos, seja no ambiente escolar ou familiar. Ainda cita a importância dos pais serem exemplos, não tecerem apenas críticas e sempre se lembrarem dos elogios, além de praticar o respeito.

A partir disso, foi desenvolvida uma tabela com diversas atividades adequadas a idade de cada criança. Acompanhe:

De 2 a 3 anos

Aqui as crianças ainda são bem pequenas, e devem ser estimuladas com tarefas simples, sem muita complexidade. São exemplos: guardar seus próprios brinquedos após usar, jogar o lixo no cesto, colocar guardanapos na mesa e começar a tirar a suas roupas sozinhos.

De 4 a 5 anos

As crianças nessa fase podem ser introduzidas a tarefas como arrumar a cama, regar as plantas existentes em casa, alimentar seus animais de estimação, guardar as vasilhas de plástico, colocar a roupa dentro da máquina — apenas colocar, e não ligar ou mexer no eletrodoméstico.

De 6 a 8 anos

Algumas das tarefas para essa idade podem ser: recolher o lixo, juntar os pares de meias lavados, trocar o rolo de papel higiênico do banheiro e ajudar a guardar as compras do mercado.

De 9 a 11 anos

Nessa fase, as crianças já estão mais crescidas e adquirem ainda mais senso de organização e responsabilidade. É interessante aliar tarefas já feitas em momentos anteriores e dar alguns novos deveres, como: tirar o pó dos móveis, mudar o lençol de sua cama, guardar a louça (com supervisão de um adulto) e ajudar no preparo das refeições junto com a família.

A partir dos 12 anos

As tarefas aumentam e o grau de dificuldade e responsabilidade têm maior peso de acordo com a idade. A partir dos 12 anos, os filhos logo deixarão de ser crianças e estarão aptos para colaborar ainda mais, já que foram incentivados desde cedo.

Com essa idade já é possível colocar os jovens para passar pano em alguns cômodos, ajudar a separar as contas para pagar e auxiliar no cuidado de irmãos menores.

É válido ressaltar que a cada etapa e idade são acrescentadas novas tarefas na tabela Montessori, de acordo com o desenvolvimento e capacidade da criança de realizá-las.

Não se preocupe se seu filho demorar um pouco para fazer os deveres propostos e, mesmo que você tenha vontade de ajudar, o incentive a fazer sozinho, deixando que crie seus métodos, sendo estimulado e elogiado com os acertos.

Lembre-se que a tabela Montessori é apenas uma sugestão e não uma regra que deve ser seguida à risca. Por isso, é importante ficar atento ao perfil de cada criança, já que algumas se desenvolvem mais rapidamente e com mais facilidade do que outras.

E então, você já está contando com alguns ajudantes e dando algumas tarefas para seus filhos? Aproveite e leia nosso artigo sobre como engajar os filhos na organização da casa!

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.