QUER SER CIENTISTA, COM CURSO, MORADIA E ALIMENTAÇÃO GRÁTIS? ENTÃO SEJA RÁPIDO!

Dicas  |  Notícias

Já ouviu falar da Ilum Escola de Ciência? Localizada em Campinas, ela foi criada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e selecionará 200 candidatos que, após entrevista, concorrerão a 40 vagas em seu curso gratuito de bacharelado em Ciência e Tecnologia. E o que é melhor: com moradia e alimentação também subsidiadas.

São muitas as facilidades – fornecimento de notebook, aluguel de quitinete e ajuda para mobiliar o apartamento, vale-alimentação, transporte e apoio psicológico.

A ideia é estimular a formação de pesquisadores, acelerando o desenvolvimento dos talentos. Considerando graduação, mestrado e doutorado, são necessários de dez a onze anos de estudos. Adalberto Fazzio, Diretor da escola, explica que na Ilum o aluno se envolve com pesquisas desde o início da graduação, podendo pleitear um doutorado após três anos. Ou seja, apenas sete anos serão necessários à formação.

Formar cientistas adaptados à interdisciplinaridade

“Esta premissa é o que diferencia a proposta da Ilum. Cada vez mais, as disciplinas se mesclam e se complementam no contexto da pesquisa científica, e os cursos tradicionais de química, física e biologia, por exemplo, são muito específicos. É preciso desenvolver competências para enxergar um conjunto mais amplo”, complementa Fazzio.

As aulas acontecem em período integral, das 8h às 18h, com curso opcional de Inglês à noite.

O CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais abrange hoje uma grande estrutura, reunindo laboratórios nacionais de biociências, biorrenováveis e nanotecnologia, além do Laboratório de Luz Síncroton.

Se você se interessou em participar do processo seletivo, deve preencher um formulário (https://ilum.cnpem.br/processo-de-ingresso/ ) com o número de inscrição no ENEM e dizer porque deseja uma vaga no curso. Mas é bom acessar correndo o link, pois você só tem até o dia 16 deste mês para se inscrever!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2022/12/escola-em-sp-oferece-moradia-e-alimentacao-para-quem-quer-ser-cientista.shtml