Autonomia começa desde pequenininho!

Cada vez menos dependentes e tuteladas, cada vez mais seguras de si e “donas do próprio nariz”. Assim são as crianças de hoje, e é a partir desta saudável constatação que a dinâmica pedagógica das boas escolas privilegia a autonomia no ciclo da Educação Infantil. 

A ideia é que as crianças saibam que possuem controle sobre si mesmas e sobre suas escolhas, e isso desde as mais rotineiras atividades de que participam até a interação com os coleguinhas. 

Se ao crescerem elas assumirão grandes e inevitáveis responsabilidades, priorizar desde cedo a independência, ainda na fase pré-escolar, significa para as crianças um diferencial enorme, na medida em que terão mais recursos para encarar os desafios que surgirão mais tarde em suas vidas. 

Este estímulo à autonomia as leva a explorar o mundo por conta própria e a se expressarem de forma mais autêntica, ao mesmo tempo em que compreendem que suas ações influenciam diretamente em seus resultados. Neste contexto, há um evidente ganho de identidade. A criança tende a defender seus pontos de vista, porém respeitando a maneira de pensar dos colegas. A autoconfiança se fortalece e a autoestima também, daí advindo o sentimento de realização. Elas se assumem mais como protagonistas do seu próprio aprendizado, sendo que a criatividade, o desenvolvimento cognitivo e o raciocínio crítico igualmente se beneficiam com esta abordagem. 

Algumas dicas para incentivar a autonomia dos pequenos

. Estabelecer responsabilidades reais e – o que é muito importante – cobrar a criança para que os compromissos assumidos sejam cumpridos nos momentos combinados, e não quando ela bem entender. A prática de jardinagem, a organização de brinquedos e o preparo de lanches seguindo uma receita são alguns exemplos de tarefas das quais as crianças poderão se incumbir.

. Valorizar a opinião de cada um, estimulando a consideração pelos pontos de vista alheios.

. Sempre que possível, permitir que as crianças façam suas próprias escolhas. 

. O auxílio ao próximo deve ser incentivado, pois através dele é possível sentir-se útil, protagonizando melhorias em sua comunidade.

. Encorajar a iniciativa na execução de tarefas.

. Oferecer oportunidades para exprimir suas emoções e lidar positivamente com as frustrações.

. Promover discussões em grupo, abrindo espaços para a prática do diálogo.

. Estimular a curiosidade e a investigação. 

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Fontes para elaboração do conteúdo: https://escoladainteligencia.com.br/blog/autonomia-na-educacao-infantil/  https://www.edifyeducation.com.br/blog/autonomia-na-educacao-infantil/

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