Você pode ainda não ter visitado o Sirius, mas certamente já ouviu falar dele.
Operado pelo LNLS – Laboratório Nacional de Luz Síncroton, o Sírius é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país, sendo o único acelerador de elétrons da América Latina.
Como uma das mais avançadas fontes de luz síncroton do mundo, esse imenso e ultramoderno laboratório permite a investigação da composição e estrutura das mais diversas formas de matéria, possibilitando avançadas pesquisas em setores como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, ciências ambientais e uma série de outras áreas do conhecimento. Você provavelmente nem imagina o quanto a luz síncroton colaborou no desenvolvimento de produtos que fazem parte do dia a dia – desde fraldas para bebês até baterias mais duráveis para o seu telefone celular.
O Sírius é aberto à comunidade científica brasileira e internacional, permitindo pesquisas acadêmicas e industriais e contribuindo para a solução de grandes desafios da ciência e da tecnologia. Apenas para citar alguns: o desenvolvimento de medicamentos e tratamentos de doenças, a formulação de fertilizantes e a geração de espécies vegetais mais resistentes, inovações na construção civil, exploração de petróleo e criação de fontes renováveis de energia.
Números superlativos!
. Área construída de 68.000 m2;
. 4 pavimentos com capacidade para até 620 pessoas (funcionários e visitantes);
. 200 pesquisadores, engenheiros e técnicos;
. O conjunto é blindado por 1 quilômetro de paredes de concreto com 1,5 metros de espessura;
. Investimento de 1,8 bilhão de reais.
É compreensível que, para o leigo, tudo isso possa parecer pouco palpável e um tanto quanto teórico demais. Porém, sendo Campinas tão perto de Itatiba, vale demais a pena organizar grupos de estudantes ou de funcionários de empresas interessados em conhecer mais a fundo esta grande conquista da ciência brasileira, que literalmente traz luz para o conhecimento!
Localização: Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Polo II de Alta Tecnologia de Campinas – Campinas (SP). Informações para GPS: S 22°48.277′ W 47°03.178′.
Dias e horários de visitação: as visitas são semanais, sempre às quartas-feiras, em dois horários e dirigidas a grupos de estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior. Visitas técnicas de empresas e instituições de pesquisa também são possíveis.
Mais informações sobre o agendamento das visitas e sobre o Projeto Sirius podem ser obtidas no site https://lnls.cnpem.br/sirius/.
A propósito: no site do Sirius você vai encontrar também um incrível tour virtual.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fonte para elaboração do conteúdo: https://lnls.cnpem.br/sirius/