PRIMEIRA DICA PARA SE DAR BEM NA FUVEST: NÃO PERDER A INSCRIÇÃO.

Se a sua ideia é concorrer a uma das 8.230 vagas oferecidas pela Universidade de São Paulo em 2023, fique desde já atento ao prazo das inscrições. Elas já começaram, ontem dia 15, e se estendem até 23 de setembro. No dia 4 de dezembro acontece a prova da primeira fase, e as provas da segunda fase estão agendadas para os dias 8 e 9 de janeiro do ano que vem. A primeira lista de aprovados será divulgada no dia 30 de janeiro de 2023.

Três grandes mudanças marcarão a versão 2023 do Vestibular da Fuvest

Mas não é só nas datas de inscrição que você precisa ficar ligado, pois há novidades no vestibular também. São elas:

– Verificação da autodeclaração dos candidatos às vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI), antes da confirmação da matrícula. Assim, será possível identificar eventuais tentativas de fraude.

– Alterações na forma de classificação: de 2023 em diante, os candidatos, não importando a categoria de inscrição – Ampla Concorrência, Escola Pública ou PPI -, disputarão a princípio na modalidade Ampla Concorrência, com classificação condizente à nota obtida no processo seletivo. Poderão concorrer às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Escola Pública (EP) os candidatos que, independente da renda, cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Da mesma forma, caso desejem, os autodeclarados pretos, pardos e indígenas, também independentemente da renda, poderão concorrer às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Pretos, Pardos e Indígenas (PPI), desde que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras. Segundo o pró-reitor adjunto de graduação, Marcos Garcia Neira, esta mudança aprimora a política de ações afirmativas da USP ao buscar uma configuração do corpo discente mais próxima da realidade social do nosso país. Assim, serão preenchidas primeiramente as vagas para Ampla Concorrência, em seguida as vagas para escolas públicas e só depois as vagas para PPI.

– Se aprovado, o candidato deverá apresentar o comprovante de vacinação e de doses de reforço para efetivação da matrícula.

Já os critérios para preenchimento das 2.917 vagas destinadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), não sofreram alterações.

Bom preparo, boa sorte e ótimos resultados na Fuvest pra você!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.

Fonte para elaboração do conteúdo: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/educacao/noticia/2022/06/30/usp-anuncia-mudancas-no-vestibular-da-fuvest-de-2023-comissao-sera-instalada-para-verificar-autodeclaracao.ghtml