A FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL QUE TRANSFORMA TEXTO EM IMAGEM.

Você já ouviu falar em Dall-E?

Os múltiplos aspectos e aplicações deste novo conceito são bastante técnicos, e nem de longe se esgotariam em um único post aqui no nosso blog. 

Mas, em linha gerais, podemos dizer que o Dall-E é um programa de Inteligência Artificial que cria imagens a partir de descrições de texto. São 12 bilhões de parâmetros, combinando coisas não relacionadas de maneiras plausíveis. 

Capacidades incríveis

O Dall-E não só mostrou-se capaz de criar imagens para uma imensa variedade de frases que exploram a estrutura composicional da linguagem, como também de modificar atributos de um determinado objeto.

O desafio de desenhar vários objetos simultaneamente

Conceber um objeto a partir da descrição de texto é só o começo. O Dall-E provavelmente conseguirá manejar simultaneamente vários objetos ao mesmo tempo, controlando seus atributos e suas relações espaciais. 

Consideremos como exemplo a frase “um ouriço usando chapéu vermelho, luvas amarelas, camisa azul e calça verde”. Para interpretar corretamente esta descrição, o Dall-E deverá não apenas compor cada peça de vestuário aplicada ao animal, mas também formar as associações sem misturá-las – uma tarefa denominada “ligação variável”. Além disso, esta forma de Inteligência Artificial permitirá controlar atributos como o ponto de vista de determinada cena (perspectiva) e tridimensionalidade. Impressionante, não é mesmo?

Conhecimento Geográfico
O Dall-E tem a capacidade de manipular e analisar dados geográficos, pontos de referência e bairros. Seu conhecimento dessas informações é surpreendentemente preciso em alguns aspectos, mas – pelo menos até o momento – falho em outros.

Conhecimento Temporal
Além de explorar conceitos que variam no espaço, a versatilidade do Dall-E é incontestável ao “raciocinar” sobre dados que variam também ao longo do tempo. Por exemplo, a concepção de um telefone dos anos 20, outro dos anos 60 e um terceiro dos anos 90 do século passado. 

Só a título de curiosidade: a empresa desenvolvedora do programa foi fundada por Elon Musk, e o nome Dall-E é um jogo de palavras que remete a Salvador Dali, pintor surrealista que sem dúvida iria se divertir demais com esta instigante ferramenta.  

Dá para imaginar (ou, o que é mais provável, nem dá para imaginar ainda) o quanto este recurso de Inteligência Artificial pode vir a agilizar inúmeros procedimentos cotidianos, dando uma mão e tanto a outros bem mais específicos. Na área educacional, então, nem se fala! Nós, do Next, como sempre estamos antenados a esta e a outras novidades que possam ser incorporadas às tecnologias de ensino da nossa escola.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.

Fontes para elaboração do conteúdo: https://openai.com/blog/dall-e/ 

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/16889/inteligencia-artificial-dall-e-pode-criar-qualquer-imagem-atraves-de-descricao-em-texto

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *