POR QUE SÓ SE FALA EM ESG NAS EMPRESAS?

ESG – Environmental, Social and Governance. Basta uma rápida espiada em qualquer veículo de mídia para perceber que esta é a sigla da vez. No mundo corporativo, o assunto está na ordem do dia, e ao que tudo indica integrará em definitivo a pauta das organizações – envolvendo melhores práticas ambientais, sociais e de governança. 

Resultado da busca de uma forma de medir o impacto que as ações de sustentabilidade geram nos resultados empresariais, a origem da sigla remonta ao ano de 2004, em um grupo de trabalho ligado à ONU com a missão de estimular iniciativas e projetos sustentáveis junto a investidores. 

Um dos principais fatores de crescimento da agenda ESG é a urgência em deter e manejar eficazmente os efeitos das mudanças climáticas, o que inclui questões fundamentais como a preservação ambiental e a redução na emissão de poluentes, provenientes das mais diversas fontes. 

Foi-se o tempo em que a meta empresarial era somente o lucro.

O papel social das empresas no contexto da coletividade torna-se, a cada dia, mais amplo. Suas responsabilidades, consequentemente, também. É impossível, hoje, imaginar uma empresa de qualquer porte focada só no seu crescimento e na sua lucratividade, alheia a valores éticos, sociais e ambientais. 

Ainda que envolva custos e mudanças de processos, investir em ESG é necessidade urgente, pois pode repercutir diretamente na própria sobrevivência da organização, na reputação empresarial, na atração de investidores e na retenção de talentos. 

O Colégio Next, que contempla em sua proposta pedagógica o cultivo de valores morais e cidadãos junto aos seus alunos, não fica alheio ao que o ESG representa e o que pode trazer em benefícios para todos. Mesmo porque é no ambiente empresarial que o aluno irá exercer sua profissão e se realizar como pessoa e como agente de um mundo melhor. 

Algumas das iniciativas do Next relacionadas à responsabilidade ambiental:

. Campanhas semestrais de coleta de lixo eletrônico realizadas junto às crianças. Somente neste ano, até o mês de outubro, foram coletados 600 kg de materiais; 

. Redução na utilização de papel na rotina escolar. Um bom exemplo deste esforço é a aplicação de provas e outros trabalhos em formato digital;

. Conscientização para uso racional de produtos de higiene, com futura mecanização nos processos de limpeza. 

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. 

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2022/08/25/o-que-e-esg-e-quem-precisa-de-praticas-ambientais-sociais-e-de-governanca.htm 

https://exame.com/esg/o-que-e-esg-a-sigla-que-virou-sinonimo-de-sustentabilidade/

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *