PODE ENTRAR QUE A LOJA É SUA!

Compras online facilitam rotina das pessoas Crédito foto: Freepik

Já pensou entrar em uma loja, colocar na sacola de compras o que bem entender e tranquilamente ir embora para casa, sem ter que passar pelo caixa? Pois o que por aqui ainda parece coisa do mundo dos Jetsons vem aos poucos se tornando realidade. Basta entrar no ponto de venda, escanear um QR Code que o identificará, escolher aquilo que você quer levar e pronto. Sem demora, sem filas, sem nada que signifique perda de tempo.

Assim como o carro autônomo, que dispensa motorista, a loja autônoma não requer funcionários. Você fica completamente à vontade para fazer suas compras, sem a necessidade de intervenção de vendedores ou atendentes. Ao deixar a loja, a fatura da compra chega instantaneamente ao seu celular.

A rede Zait Smart Store, pioneira na América Latina, foi também precursora na operação deste tipo de loja em território brasileiro. Hoje já conta com dezenas de pontos em operação no país, alguns deles instalados nas garagens de prédios residenciais. Ou seja, o consumidor pode adquirir itens de conveniência literalmente sem sair de onde mora e dispensando procedimento burocrático, interação humana ou meio físico de pagamento.

Amazon, entrando com tudo na nova modalidade

Baseada no conceito “Just Walk Out” (apenas saia), a tecnologia criada pela Amazon é um misto de visão computacional, sensores e deep learning – onde algoritmos e princípios de inteligência artificial se juntam para aprimorar e tornar mais prático o processo de compra pelo consumidor – poupando tempo, garantindo agilidade e trazendo muito mais comodidade e segurança. São duas modalidades de loja desenvolvidas pela gigante do varejo virtual – Amazon Go e Amazon Fresh. De início testado em pequenas mercearias, o sistema passou a ser implementado em supermercados. Se resultarem positivos, estes modelos de comercialização deverão se alastrar rapidamente pelo mundo todo.

No Brasil, pelo menos por enquanto, este tipo de loja funciona com autonomia parcial, atendendo a clientes que optam pela modalidade autônoma mas também oferecendo a opção do atendimento convencional, com intervenção humana.

Um outro aspecto importante a ressaltar é que o processo autônomo possibilita uma coleta de dados que resulta em melhor compreensão do perfil de determinado público, identificando os produtos de maior interesse, conhecendo o percurso percorrido pelo cliente dentro da loja e extraindo diversos outros dados valiosos para definir estratégias mais eficazes de vendas e uma experiência mais customizada para o consumidor. Já para o lojista, destaca-se como vantagem a redução significativa de custos operacionais, o que tende a reverter em melhores preços para o cliente final.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.skytef.com.br/blog/meios-de-pagamento/conceito-just-walk-out-apenas-saia-qual-e-o-futuro-do-processo-de-compra-no-brasil/#:~:text=Criado%20pela%20Amazon%2C%20o%20conceito,compra%20de%20alimentos%20pelos%20consumidores.

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *