[Parte 2] Quais os 10 cursos superiores mais procurados do país?

Se munir de informações é fundamental na hora de escolher o que cursar em uma faculdade. Nesse sentido, conhecer os cursos superiores mais procurados do país é uma forma de fazer isso.

Neste texto, damos sequência à publicação em que listamos as graduações mais populares. Dessa vez, você conhece mais cinco cursos de diferentes áreas e fica por dentro das principais matérias que eles abordam, assim como do que se espera do aluno e qual a média salarial depois de formado. Acompanhe!

6. Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção é um curso relativamente novo, que tem sido bastante procurado nos últimos anos. Apesar de ser uma engenharia, o curso traz várias noções sobre Administração e Economia.

O graduado é responsável especialmente por questões logísticas em empresas e fábricas, assim como pela gestão da qualidade de processos e/ou produtos. O curso costuma durar 5 anos e a média salarial gira em torno de R$6.000,00.

7. Psicologia

Dependendo da faculdade escolhida, o curso de psicologia pode ser compreendido tanto dentro da área de Ciências Humanas como na de Ciências Biológicas, o que contribui para pequenas alterações na grade curricular. No geral, entre as matérias estão: metodologias de pesquisa, neurociência, comunicação, psicoterapias, teorias psicológicas etc.

Uma das principais capacidades exigidas por esse profissional é a de manter sigilo sobre seus pacientes. É possível atuar de forma particular, em empresas e também no terceiro setor. O salário médio é de cerca de R$3.000,00.

8. Ciências Contábeis

O curso de ciências contábeis forma o profissional da contabilidade. A grade curricular engloba noções de administração, economia, matemática e até mesmo direito, especialmente o trabalhista.

Geralmente, esse curso também dura 4 anos e o salário médio fica perto de R$3.5000,00. Esse profissional deve ter bons conhecimentos de informática, raciocínio lógico e capacidade de manter-se atualizado. Em alguns casos, o sigilo também é exigido.

9. Arquitetura e Urbanismo

A arquitetura diz respeito às construções e o urbanismo à forma como elas se relacionam com a cidade. No Brasil, é comum que essas áreas sejam estudadas juntas, às vezes, também em conjunto com o design de interiores.

Se você é criativo, tem interesse por desenho, arte e história, pode se dar bem escolhendo esse curso para a sua graduação.

10. Engenharia Civil

A Engenharia Civil forma profissionais capazes de elaborar projetos e gerenciar obras. É comum que esse profissional atue em parceria ou com um arquiteto, por exemplo — é ele quem vai executar o que foi planejado pelo último.

O curso dura 5 anos e traz muitas matérias da área da matemática, assim como da administração. O salário pode chegar a R$8.000,00, mas em média fica em torno de R$6.000,00.

Escolher o curso superior nem sempre é uma decisão fácil. Comece identificando as áreas do conhecimento com as quais você tem mais afinidade e busque informações não só sobre a graduação, mas também sobre o mercado que o aguarda depois de formado, como fizemos neste texto sobre os 10 cursos superiores mais procurados do Brasil.

Esperamos que este texto ajude na sua decisão sobre o que cursar na graduação. Aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais, afinal, outros amigos podem estar na mesma situação que você!