Uma pesquisa bem ampla, divulgada no ano de 2023 e realizada junto a adolescentes e crianças, aponta para um cenário que, na verdade, só confirma o que se observa no dia a dia dos nossos jovens. Aí vão alguns dados:
O que a galera mais busca quando está on
Ouvir música via streaming é a atividade preferida (80% das respostas dos jovens). O WhatsApp é a rede social mais utilizada, seguida pelo Instagram e pelo TikTok, sendo que mais de 70% dos pesquisados possuem perfil em ao menos uma destas plataformas. Seguindo uma tendência já detectada em pesquisas anteriores, o Facebook vem perdendo terreno junto ao pessoal mais jovem. Já o Threads, comandada pela mesma bigtech que detém o Facebook, desponta como a rede social do momento.
Games é o tema predominante em buscas no Google
Entre os termos mais pesquisados estão os jogos Roblox, Among Us, Minecraft, Gacha Life e Fortnite. Nintendo Switch, PlayStation e Xbox são as palavras campeãs quando o assunto é console. Este retrato sobre os termos mais buscados pelos jovens demonstra o quanto o universo gamer permeia o cotidiano dessa turma. No Brasil e no mundo todo.
E especificamente no celular?
De novo, ouvir música sai na frente, atividade seguida de perto por assistir vídeos/filmes/séries, pesquisas para trabalhos escolares, envio de mensagens instantâneas e conversas por chamadas de vídeo.
Sabemos que é no equilíbrio entre o aprender e o lazer, entre a atividade educativa e a recreativa que se estabelece uma dinâmica de ensino produtiva e de excelentes resultados – assim como também é evidente que o entretenimento dos jovens no mundo digital é parte integrante deste contexto. Porém, sem querer “puxar a sardinha” para o contexto educacional, você sabia que a internet abriga centenas de ótimas plataformas e aplicativos que unem de forma criativa e atraente o conhecimento e a diversão? Mas isso é assunto para um outro post…
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fonte para elaboração do conteúdo: www.olhardigital.com.br