NA HORA DE ESTUDAR, OUVIR MÚSICA AJUDA OU ATRAPALHA?

Estudar ouvindo música gera debate Fonte: Benzoix/Freepik

Todos gostam de música, não é mesmo? Já estudar ouvindo música, não é todo mundo que gosta – e há algumas explicações para isso. Tem aqueles que não sabem o que é estudar sem fones nos ouvidos, e outros que não conseguem manter a concentração com fundo musical, independente do gênero de música ser ou não o seu favorito.

O conceito de identidade sonora

Parece certo que a música tem a propriedade de estimular a mente, e ninguém põe em dúvida o fato de que um cérebro bem estimulado tem melhor desempenho. O problema é ouvir a música errada…

É preciso compreender que há músicas certas para os estudos, e que a música adequada depende de cada um. Daí a importância de se descobrir a identidade sonora do estudante, uma espécie de DNA musical que se estabelece muito antes do que se imagina. Segundo a musicoterapeuta e pedagoga Maíra Camargo, esse é um registro que vem desde a gestação. Todo ruído, som ou música que escutamos gera uma impressão, ainda que inconsciente, criando uma identidade sonora que irá influenciar no gosto musical do indivíduo. Nas palavras de Maira: “Às vezes a gente encontra sons que agradam à nossa identidade sonora, outras vezes nem percebemos. Por exemplo, uma música na qual a forma como a cantora que a interpreta remete à voz da avó de quem escuta. Mas a pessoa não sabe disso porque era um bebê. Ela só sabe que a música a agrada, de forma muito profunda”.

Há quem defenda que a música clássica apresenta maior potencial na melhoria dos estudos, mas o fato é que não existe receita mágica: se a música tem o poder de estimular os dois hemisférios do cérebro e potencializar a memorização, o que é relaxante para um pode ser estressante para outro. Você não precisa ouvir o que não gosta para estudar melhor. O ideal é que cada um faça suas escolhas de acordo com o que lhe traga bem-estar. Individualmente, apresentamos uma resposta específica a um estímulo cognitivo. Há pessoas mais racionais e outras mais emocionais. Tudo depende muito: uma música que você adora e conhece a letra pode ser uma ótima escolha para aliviar o estresse, mas uma péssima opção para focar na matéria.

Uma dica que pode ajudar na concentração é dar preferência a músicas instrumentais ou em idiomas que você não compreende. Sons ambientes, como de chuva, também podem ser úteis.

Outros conselhos valiosos:

. Estude sempre nos mesmos horários e ouvindo a mesma playlist, se possível em plataformas sem propaganda;

. Cuidado com o volume: ele não deve ultrapassar o nível médio, para que se mantenha em segundo plano;

. Na hora de relaxar, troque a playlist ou curta o silêncio.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/educacao/noticia/2023/11/04/estuda-ouvindo-musica-entenda-o-que-e-identidade-sonora-e-como-ela-pode-ajudar-no-aprendizado.ghtml