OBA! MAIS SEIS IDEIAS DE BRINCADEIRAS PARA AS CRIANÇAS EXERCITAREM A MATEMÁTICA.

Dando continuidade ao post anterior, elencamos outras seis ideias de brincadeiras e jogos que aproximam a matemática das crianças, de um jeito muito divertido. Divirtam-se e se quiserem contem pra gente, nos comentários, como foi a experiência de vocês aí em casa. Combinado?

Jogos de tabuleiro 

No Banco Imobiliário, a matemática está no gerenciamento de valores. No jogo da velha e no jogo de damas, temos o estímulo à estratégia, à lógica e ao pensamento analítico. No xadrez, o exercício do raciocínio, a análise de possibilidades, as consequências de cada movimento. Como se vê, os jogos de tabuleiro são grandes aliados da matemática. Vale a pena tirá-los do armário e dar um descanso para os games eletrônicos…

Esportes

A saúde promovida pelo esporte faz bem para o corpo e também para a mente das crianças. Estabeleça tarefas como medir a distância de uma à outra borda da piscina, quantas voltas são dadas na pista de corrida em uma prova de atletismo de 5.000 metros, e por aí vai. Independente da modalidade, há sempre uma maneira de encaixar um pouco de matemática!

Jogo de dados

É possível criar uma infinidade de jogos com dados, com o intuito de estimular as operações aritméticas. Isto vale também para a geometria, pois um dado é um cubo com arestas, vértices e faces. 

Blocos de construção

Pensamento espacial, habilidades geométricas e raciocínio lógico são algumas das muitas habilidades desenvolvidas com os blocos. É possível brincar com comparações de tamanho e cálculos das diferenças entre eles, número de blocos necessários para construir determinada coisa, etc. 

Brincadeiras de culinária

Quando aprendizado e apetite se juntam, o resultado pode ser uma delícia. Que tal levar seu pequeno para a cozinha, auxiliando no preparo de bolos, doces, sorvetes e uma infinidade de receitas? Tempo de preparo, quantidade de ingredientes, porções – tudo isso é pura e saborosa matemática!

Jogos de computador

Aplicativos, jogos online e o próprio computador de forma mais ampla podem ser ótimas ferramentas matemáticas, favorecendo bastante o raciocínio rápido e lógico. 

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.

Fonte para elaboração do conteúdo: https://blog.academia.com.br/matematica-para-criancas/

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.