MÚSICA. O DESENVOLVIMENTO INFANTIL PASSA POR ELA!

Imagem de pvproductions no Freepik

Engana-se quem pensa que a música tem papel coadjuvante, de mero entretenimento na dinâmica de ensino das crianças. A verdade é que as artes – e a música em especial – contribuem bastante no desenvolvimento cognitivo e de habilidades como a coordenação motora e a fala dos pequenos. Tudo isso além de, é claro, ser também uma rica fonte de brincadeiras e de diversão.

Os ganhos pedagógicos são muitos!

. A começar pelo aprendizado: na medida em que cantam e ouvem as músicas, as palavras são compreendidas em seus significados, colaborando no desenvolvimento da linguagem e na alfabetização.

. A prática musical estimula a expressão corporal, a socialização e a comunicação. A criança é incentivada a se exprimir corporalmente, pelos ritmos das músicas. Neste sentido, quando as atividades musicais são acompanhadas pela dança, há uma maior consciência do corpo e a descoberta de que é possível demonstrar sentimentos por meio dele. Aspectos como indisciplina e e timidez tendem a ser positivamente trabalhados.

. Estimula a memória e a concentração: ao prestar atenção no que está ouvindo, a criança estabelece um envolvimento com a melodia, potencializando a capacidade de foco. Tal ganho será ainda mais benéfico se a musicalização for acompanhada pelo aprendizado de um instrumento.

. Integra a sensibilidade e a razão, corpo e mente.

. Favorece o raciocínio lógico e abstrato, facilitando o aprendizado de matemática e a percepção espacial.

. Disciplina e respeito ao outro: ao tocarem ou cantarem em conjunto, por exemplo, as crianças tomam contato com a noção de trabalho em equipe e de esforço colaborativo, onde cada um entra com sua parte para o melhor resultado de todos.

. Segurança emocional: a afetividade e a confiança são também importantes atributos que ganham com a musicalização. Outros aspectos beneficiados são a cooperação e a empatia entre as crianças.

Você, que é aluno ou pai de aluno Next, sabe no dia a dia o quanto a música é importante no desenvolvimento integral do indivíduo e, particularmente, no processo de aprendizado. E em outros ciclos de ensino, não apenas na Educação Infantil.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.museudaimaginacao.com.br/blog/conheca-os-beneficios-da-musica-no-desenvolvimento-infantil