Muita gente entende a meditação como sendo sentar-se com a coluna ereta em posição de lótus, entoar mentalmente um mantra, respirar profundamente e procurar não pensar em absolutamente nada. Sim, este é um dos métodos para meditar. Mas existem centenas de outras técnicas, dentre elas o Mindfulness, cujos benefícios vêm ganhando a atenção da mídia e da comunidade médica e científica, atraindo milhões de adeptos no mundo todo. Só nos Estados Unidos, há hoje mais de 500 instituições dedicadas à prática.
Saindo do piloto automático e entrando na plena consciência
A ideia é concentrar a atenção no momento presente, e não nos traumas passados ou nas expectativas futuras, procurando estar 100% absorvido nas tarefas que estivermos executando. A observação deve estar voltada para as sensações corporais e o ambiente ao redor: temperatura, aromas, ruídos, etc. Sem julgamentos, apenas focado naquilo que o circunda e nas reações do seu corpo. É normal que ocorram distrações e que pensamentos os mais diversos venham à mente, mas eles não devem ser “combatidos”; gentilmente, retorne sua atenção ao momento presente. Uma ótima dica é manter a respiração como uma âncora, voltando seu foco a ela sempre que se distrair.
Uma dica muito importante: coloque o celular em modo avião, determine um tempo para a prática e programe um alarme com toque suave para despertar você do estado meditativo.
Alguns dos benefícios do Mindfulness
. Diminuição de dores crônicas e da pressão arterial
. Manutenção da saúde e da “juventude” do cérebro
. Redução da ansiedade e da depressão
. Aumento da criatividade e da capacidade de memorização
. Desenvolvimento da inteligência emocional e da empatia
. Maior autoconhecimento, aumento da capacidade de concentração e de conciliar sono
Tanto o Mindfulness quanto muitas outras técnicas de meditação podem colaborar bastante na dinâmica educacional e no bem-estar do aluno. Seja na atenção em sala de aula, na disciplina em manter a agenda de estudos em dia, no controle do stress e da ansiedade e na consolidação dos conteúdos. E aí, vamos meditar?
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.
Fontes para elaboração do conteúdo: https://super.abril.com.br/comportamento/mindfulness-aqui-e-agora https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/mindfulness/