Metaversos. Dos negócios à educação, um universo infinito de possibilidades.

0
Dicas  |  Next 2 You
Young man in casual clothes looking at digital screens. Concept of telecommunication and technology. Toned image double exposure. Elements of this image furnished by NASA

Metaverso. Não vai demorar muito para que todos nós comecemos a ouvir muito esta palavra por aí, embora ela não seja exatamente nova. Segundo definição da Wikipedia, “é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. Um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de realidade virtual, realidade aumentada e internet”.

Neste contexto, teremos ambientes virtuais concebidos como verdadeiras realidades paralelas. A previsão é que “cidades” inteiras sejam criadas – com espaços de trabalho, de lazer, de compras e de socialização entre pessoas, representadas neste fantástico mundo como avatares. Uma ideia que tem raízes no Second Life, ambiente tridimensional idealizado como um misto de simulador, jogo, comércio virtual e rede social, desenvolvido entre os anos de 1999 e 2003.

As possibilidades são ilimitadas para o conceito de Metaverso e tudo o que dele poderá derivar – desde plataformas de negócios até o entretenimento, passando pela absorção desta tecnologia como ferramenta de criação de ambientes os mais inusitados para interação nas redes sociais. Já pensou? Um exemplo prático é o Facebook Horizon, a divisão de realidade virtual da gigante  comandada por Mark Zuckerberg, que em conjunto com a Óculus, o braço do Facebook dedicado aos headsets de VR, promete revolucionárias imersões na realidade virtual. É esperar para ver, e pelo jeito não teremos que esperar muito.

Agora, imagine o que este mundo literalmente novo poderá trazer em termos de inovação e atratividade ao setor educacional. O que conhecemos e aplicamos hoje em sala de aula – e que basicamente se resume a imersões em realidade virtual 360 graus, com celulares acoplados a óculos VR – muito provavelmente será em breve considerado ultrapassado em comparação às novas plataformas e sistemas, que deixam a passos largos os laboratórios de pesquisa para tomarem conta do cotidiano das escolas.

De nossa parte, parmanecemos ansiosos para que grandes inovações cheguem logo e surpreendam a todos. Estamos de braços e cabeças abertas para o que o futuro trouxer!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://canaltech.com.br/rv-ra/facebook-horizon-empresa-anuncia-vasto-universo-de-imersao-em-realidade-virtual-150753
Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.wikipedia.org/

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.