Lanchinho Saudável

A alimentação infantil é um assunto de grande importância, uma vez que a ingestão adequada de alimentos nesta fase da vida é fundamental para um bom crescimento, assim como para evitar o surgimento de doenças relacionadas com a má alimentação.

A oferta de uma alimentação balanceada deve ocorrer ao longo do dia todo, mas na hora de montar o lanche para a escola, a atenção deve ser redobrada, uma vez que algumas opções existentes para essa refeição, se consumidas em excesso, podem ser prejudiciais às crianças. Entre essas opções estão os refrigerantes, bolachas recheadas, bolos industrializados, salgadinhos, etc.

Uma alimentação completa, composta por todos os grupos de alimentos é essencial para o bom funcionamento do organismo, assim como para o aprendizado, pois cada nutriente possui uma função específica e, por isso, devem estar presentes nas refeições. Por esse motivo, na hora de montar a lancheira é importante diversificar os alimentos, sempre fazendo as melhores escolhas e colocando muita cor.

Frutas picadinhas, inteiras ou em forma de suco natural são sempre bem atrativas e extremamente saudáveis para compor a lancheira. Incluir um lanchinho de pão integral com patê caseiro, também é uma excelente opção. E para finalizar, pode-se acrescentar um iogurte, que além de ser gostoso, ainda fornece proteínas e cálcio, fundamentais para o crescimento dos pequenos. É importante lembrar que crianças com restrições específicas, devem fazer as substituições adequadas, para não apresentarem nenhum prejuízo na alimentação.

Hábitos saudáveis na infância, além de promoverem a saúde física e mental, bem estar e um crescimento adequado, ainda propicia melhores condições na vida adulta e uma melhor relação com a comida.

Nara Baptistella Rabechi

Nutricionista – CRN 3 32324