– Ai não… e agora???
– Ufa, ainda bem!
Aí estão duas reações típicas de quem estava se preparando para o ENEM e se deparou com a notícia do adiamento do exame.
Por determinação do MEC, as provas que aconteceriam em novembro próximo foram adiadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já a versão digital ficou marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro, e a reaplicação acontecerá em 24 e 25 de fevereiro – com resultados a partir de 29 de março.
Para muitos, uma excelente notícia. Para outros, nem tanto. Esta diferença de opiniões se justifica quando analisamos os prós e contras da medida.
O fator coronavírus “bagunçou o coreto” em duas frentes: afetando a preparação adequada dos alunos e a própria realização segura do exame, que exigirá extremo rigor sanitário nas salas onde será aplicado. Sem falar na necessidade de alocação de mais salas, em razão do distanciamento entre a carteira de um candidato e outro.
PRÓS
. Em maior ou menor escala, a pandemia alterou a rotina dos alunos e os processos pedagógicos, fundamentados no formato presencial.
É fato que milhões de candidatos não possuem acesso à internet e seriam, assim, prejudicados no exame por não usufruirem ou participarem precariamente das aulas remotas. O adiamento, no caso, seria uma questão de justiça junto a este público, que terá ao menos a chance de “correr” para tentar assimilar mais conteúdo.
. Alunos mais privilegiados, com acesso às aulas remotas via internet de alta velocidade, também se beneficiam por ganharem um “tempo extra” para revisar a matéria. Algumas escolas poderão, inclusive, estimular seus professores a abordarem conteúdos não costumeiramente exigidos no ENEM, o que é um diferencial competitivo.
CONTRAS
. O adiamento do ENEM poderá conflitar com os exames vestibulares de diversas Universidades públicas e privadas, o que é um ponto desfavorável. Assim, muitas Universidades serão forçadas a alterar as datas de seus exames.
. É impossível garantir que, nas novas datas estabelecidas, a questão do distanciamento social esteja solucionada ou melhor resolvida do que está hoje.
. A quebra de expectativa é também um fator negativo. O aluno trabalhava em sua cabeça com uma data determinada para o exame, e o reagendamento tende a aumentar a ansiedade dos candidatos, estejam eles bem ou mal preparados.
Considerando prós e contras, uma coisa é certa: o melhor é manter a confiança, o equilíbrio emocional e a tranquilidade no ambiente doméstico de estudo. Procurando, a despeito de todos os desafios vivenciados neste ano, se preparar ao máximo para realizar uma boa prova!
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Fontes para elaboração do conteúdo:
https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/07/08/nova-data-do-enem-2020.htm