A organização pode parecer uma chatice para um adolescente, que, em geral, sente que outras preocupações são mais importantes em sua vida. Afinal, arrumar o quarto ou organizar os horários de estudos não é tão divertido quanto se reunir com amigos para tomar um sorvete ou jogar videogame. Mas ser um adolescente organizado e responsável tem suas vantagens.
Afinal, a desorganização pode acarretar em diversos prejuízos nessa fase da vida, tanto familiares quanto pessoais, que podem impactar negativamente no futuro. Por isso, se você está em dúvida se vale a pena se preocupar com isso agora, confira agora algumas boas razões.
Importância da organização
Nem sempre espaços limpos e organizados parecem impactar o dia a dia. Mas será que um quarto com roupas espalhadas, brinquedos jogados e livros dispersos é mesmo confortável para estudar, descansar ou receber os colegas?
Estudos indicam que a organização dos ambientes reflete diretamente na organização dos planejamentos e tarefas a serem cumpridas. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, pessoas desorganizadas, que acumulavam objetos desnecessários, não conseguiam manter o foco em suas tarefas e objetivos, como também eram mais estressadas.
Benefícios de ser um adolescente organizado e responsável
Objetos encontrados com facilidade
Nessa etapa da vida, mais fácil perceber o descontentamento com a bagunça quando se sente necessidade de encontrar algum objeto específico, que não está onde deveria estar. Isso porque a frustração, a raiva e a impotência nos invade quando não conseguimos controlar ou determinar o rumo das coisas da forma como idealizamos.
A organização dos ambientes em que vivemos permite que saibamos onde estão as coisas que necessitamos, quais precisamos ter mais cuidado e quais outros objetos podem ser descartados. Essa simples atitude faz com que as roupas, brinquedos, filmes, livros e jogos que mais gostamos, ao serem armazenados da forma correta, adquiram mais durabilidade.
Esse hábito influencia na aquisição gradual de responsabilidade que é necessária ao bom desenvolvimento humano, porque passamos a cuidar das situações e objetos ao redor, tomar controle de nossas ações e a sentir que nossas atitudes impactam o ambiente a nossa volta.
Melhor aproveitamento escolar
Além disso, como demonstra o estudo, procurar manter os espaços limpos e organizados refletem diretamente em nossos processos mentais. Passamos a pensar com clareza a respeito do que deve ser feito, estabelecendo prioridades, descartando preocupações desnecessárias e prevendo possíveis imprevistos.
Assim, uma maior organização refletirá em deveres de casa planejados de antemão, feitos com o tempo de dedicação necessários e com qualidade para obter melhores notas. Outro benefício é que, por serem aliadas, a responsabilidade e a organização proporcionam menos ansiedade e mais tranquilidade para aproveitar momentos de diversão, tão merecidos após o esforço.
Bons impactos na família e no futuro
São nas fases iniciais da vida, como a infância e a adolescência, em que adquirimos hábitos saudáveis (ou negativos), que irão refletir em nosso convívio familiar, no desempenho na graduação escolhida e também no mercado de trabalho.
Situações de desorganização e irresponsabilidade, como por exemplo ao não encontrar um brinquedo ou ao esquecer de estudar para uma avaliação final, podem frustrar os pais, principalmente se acontecerem de forma recorrente.
É comum que, nesses casos, os pais passem a temer que os filhos não adquiram responsabilidade para lidar com as dificuldades da vida adulta e do mercado de trabalho, refletindo em exigências e cobranças constantes na adolescência.
Esse cenário torna as relações familiares mais estressantes e menos harmoniosas. A medida em que os pais devem buscar o equilíbrio nas cobranças, é importante também que os filhos adolescentes passem a realizar suas tarefas e a demonstrar a aquisição de responsabilidade tanto nos ambientes coletivos como com seus objetos e suas atividades cotidianas.
Assim, o desenvolvimento gradual da responsabilidade passa a ser muito mais saudável, preparando os futuros jovens para realizarem tarefas no mercado de trabalho que exigirão concentração, planejamento, e comprometimento para a realização sob as exigências determinadas.