Já não é de hoje que a velha fórmula de mesas e cadeiras em salas de aula esgotou sua validade. Este modelo não é mais capaz de se adequar às novas metodologias pedagógicas, de acolher a criança em sua singularidade e subjetividade, nem de propiciar processos inventivos e criativos de assimilação de conhecimento e de expressão individual.
“Desemparedar” espaços de aprendizagem
A palavra de ordem tem sido, cada vez mais, o “desemparedamento” da infância, privilegiando áreas verdes a fim de ampliar os horizontes da criança para o mundo que a rodeia. É preciso reconhecer que o contato direto com a natureza e a prática de atividades ao ar livre, com liberdade e autonomia, impactam diretamente no desenvolvimento integral dos pequenos.
Especialistas alertam que a falta de conexão com a natureza colabora para distúrbios como obesidade infantil, hiperatividade, dificuldade de concentração, piora na coordenação motora e desequilíbrio emocional. Por outro lado, a inclusão de espaços externos na rotina pedagógica fortalece o sistema imunológico, faz com que os sentidos da criança se tornem mais apurados e proporcionam a ela uma maior consciência corporal e ambiental.
Como outros significativos benefícios podemos citar a redução do estresse, o desenvolvimento biopsicossocial, o incremento da autoestima e da autoconfiança, a resiliência e a percepção do conceito de sustentabilidade.
No Colégio Next, o estreito contato dos alunos com espaços naturais é um diferencial marcante não apenas na Educação Infantil, mas também nos demais ciclos de ensino. São 25.000 m² de área verde a serviço do bem-estar e do bem aprender. E isso no contexto de Itatiba, uma cidade que destaca-se como uma das melhores do país para se viver, dona de um meio ambiente exuberante e de um dos melhores climas do mundo.
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Fonte para elaboração do conteúdo: https://feac.org.br/brincar-e-aprender-em-contato-com-a-natureza-estimula-o-desenvolvimento-infantil/