Bicho de sete cabeças ou coisa de outro mundo são expressões que você já deve ter escutado em algum momento quando alguém estava falando sobre a prova de matemática do ENEM. O medo dos números é algo recorrente na vida de muitos estudantes, mas, antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente uma coisa importante: a matemática estará presente o tempo inteiro em nossas vidas, não tem como escapar disso. Então temos que aprender a conviver com essa realidade.
E acredite, é possível superar a resistência e lidar com as fórmulas e equações de maneira mais amigável. Neste artigo separamos algumas dicas de ouro que, com certeza, serão bastante uteis para você caminhar lado a lado com a matemática, sem choro, sem desespero. Se quiser ser destaque no ENEM, acompanhe com a gente:
1 – Como é a matemática do ENEM?
O ENEM é um exame cuja interdisciplinaridade é marca registrada, ou seja, todas as questões, embora divididas em temas e seções específicas, se relacionam. Em outras palavras, é uma prova pede muito raciocínio lógico e capacidade de associação.
Então eu devo parar de estudar matemática? Claro que não! É preciso ter noção dos assuntos mais recorrentes, pois só assim será possível desenvolver o raciocínio para responder a todas as questões. Mas prepare-se para encontrar perguntas nas quais a solução envolve mais do que somente matemática — e, às vezes, mais de uma fórmula.
2 – Cuidado com os macetes
Você já deve ter visto dezenas de macetes para ajudar na matemática do ENEM. A pergunta é: funciona? Depende. Se o macete é usado como forma de estudo para ajudar na memorização de uma fórmula, é válido. Por exemplo: minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, seno A cosseno B, seno B cosseno A. Esse é um caso bem antigo no estudo do seno e cosseno (arcos), usado de maneira descontraída por muitos professores.
Mas evite o apego excessivo aos macetes. Eles devem ser usados como forma de associação para ajudar nos estudos e nunca como decoreba. Busque sempre entender a aplicação das fórmulas.
3 – Faça anotações sem economia
Os seres humanos têm uma capacidade de memorização incrível. Nossa mente é uma das coisas mais intrigantes desse universo, mas não abuse disso. Em época de estudos, a ansiedade e o nível de estresse aumentam e, com isso, a possibilidade de esquecer as coisas fica maior, então é bom estar prevenido.
Anotar e repetir em voz alta o que está escrevendo é um excelente exercício para assimilar a matemática do ENEM. O conjunto papel e caneta deve ser seu grande aliado e usar outros recursos, como fazer esquemas e fluxogramas, também pode ser útil.
4 – No pain, no gain
A expressão, que quer dizer algo como “sem dor, sem ganho”, em português, é muito usada no universo da musculação e do fitness. A ideia é de que sem sacrifício não há recompensa e com os estudos é a mesma coisa: sem esforço, sem exercício não há avanço.
Aprender a matemática do ENEM requer estudo e, sobretudo, prática. Se para ganhar músculo um atleta malha pegando peso, o estudante, por sua vez, só aprende praticando. Faça exercícios, resolva questões de provas anteriores e ponha em jogo suas habilidades. Quanto mais praticar, menor será a probabilidade de você errar.
Veja também este post com 10 dicas para te ajudar a concentrar nos estudos.
5 – Não carregue dúvidas
Sabe aquele momento em que o assunto não ficou claro, mas você, por timidez ou por achar que é coisa boba, acaba não perguntando ao professor? Essa dúvida vai ficar martelando a sua cabeça por um bom tempo e isso não é bom. Lembre-se: não existe pergunta boba e a sua dúvida sempre pode ser a do outro também.
A recomendação é não ficar com dúvidas. Levante a mão e pergunte. Caso você seja tímido, espere o final da aula e converse em particular com o professor. O importante é que você aprenda e, em se tratando da matemática do ENEM, quanto menos interrogações, melhor. Já falamos sobre isso também neste post sobre o Plantão de Dúvidas.
6 – O que você não pode deixar de ver
Álgebra, geometria, conjuntos, porcentagem, regra de 3, análise combinatória e trigonometria são assuntos cobrados recorrentemente na matemática do ENEM. Então é sempre bom manter um foco neles.
7 – A web como sua aliada
Use e abuse da internet. Hoje em dia é possível encontrar milhares de materiais, apps e ferramentas que podem ajudar nos seus estudos. Explore vídeos, blogs e fóruns. Esses ambientes são colaborativos e as pessoas deixam comentários e contribuições úteis, então vale a pena dar uma olhada.
Mas é bom manter o foco, pois a tentação das redes sociais vai rondar você o tempo inteiro. Se puder imprimir ou baixar os materiais para ver off-line é ainda melhor. Conheça ainda 5 vantagens de usar a tecnologia em prol da educação.
Essas dicas podem te ajudar bastante a ter sucesso nessa avaliação tão importante que é o ENEM. Seguindo-as à risca, você só tem a ganhar! Tem alguma outra sugestão para ajudar a vencer a matemática e se dar bem na prova? Conte pra gente e deixe um comentário!