No Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 8 de setembro, convém nos questionarmos sobre o que significa a missão de alfabetizar num cenário repleto de possibilidades instigantes e desafiadoras, em matéria de tecnologia de ensino.
Já vai bem longe o tempo da cartilha, da lousa com giz e da educação verticalizada, na qual a formação era transmitida unilateralmente, com um professor ensinando e um aluno aprendendo. Durante séculos, nada questionou esta lógica. Parecia ser esta a ordem natural das coisas.
Hoje, a assimilação do conhecimento – aí incluída a alfabetização -, se dá de forma muito mais horizontal, prazerosa e amigável, em um contexto onde as próprias descobertas da criança podem ser até mais importantes do que o conteúdo que a ela é transmitido. Um processo em que, se a inovação é preponderante, a proximidade e o calor humano são igualmente fundamentais.
É preciso que os pequenos sintam-se motivados e curiosos no processo de assimilação da leitura e da escrita. A ideia é encantá-los frente aos novos aprendizados. Se as atuais gerações são constituídas pelos chamados “nativos digitais”, convém não esquecer de manejar esta natural intimidade com os gadgets em favor dos benefícios pedagógicos. Aplicativos e ferramentas interativas, que tanto divertem as crianças, podem e merecem ser aplicados à dinâmica de aprendizagem. Para exemplificar o que dizemos, selecionamos quatro aplicativos gratuitos que auxiliam na alfabetização infantil.
Graphogame
Jogo educacional eficaz para crianças de 4 a 9 anos, que estão aprendendo as relações entre letras e sons. A ferramenta ajuda os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro. Quando instalado, o jogo funciona sem a necessidade de conexão com a internet.
https://apps.apple.com/br/app/graphogame-brasil/id1540637587?l=en
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.graphogame.gg_brazil_free&hl=pt_BR&gl=US
Bini ABC
Reúne jogos educativos com a proposta de ensinar o alfabeto, colaborando para que as crianças aprendam a reconhecer e escrever as letras. Indicados para crianças de 3 a 6 anos, os jogos do Bini ABC envolvem estourar bolhas com a respectiva letra, montar palavras com letras variadas e associar cada uma delas com um significado através de quebra-cabeças.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.binibambini.abc&hl=pt_BR&gl=US
https://apps.apple.com/br/app/bini-abc-alfabeto-crian%C3%A7as-app/id1397966958
ABC Dinos
Utiliza jogos e brincadeiras educativas para fortalecer o processo de aprendizado. Indicado para crianças de 3 a 7 anos, a ferramenta cria uma jornada de aventuras onde o mascote Finn enfrenta uma batalha contra ogros. Em cada um dos diferentes níveis, são disponibilizados exercícios. Há também uma seção só de quebra-cabeças.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.Didactoons.ABCDinos&hl=pt_BR&gl=US
Ler e Contar
Aplicativo para crianças na faixa etária de 8 anos. A ferramenta auxilia a falar e escrever as letras, as sílabas simples, os números de 0 a 100, as operações de soma e subtração, o alfabeto em libras, os nomes de animais, cores e instrumentos musicais.
https://apps.apple.com/br/app/ler-e-contar/id1121072921
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bergman.lerecontar&hl=pt_BR&gl=US
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.
Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/escolas/4-aplicativos-gratuitos-que-auxiliam-na-alfabetizacao-infantil