Se você respondeu “Wordle”, acertou! Aliás, adivinhar qual é a palavra é basicamente a regra desse quebra-cabeças viciante, que da noite para o dia ganhou milhões de adeptos no mundo inteiro.
Do lançamento até hoje, foram poucos meses. Mas a febre veio forte e, ao que tudo indica, para ficar. Na verdade, o Wordle é um primo muito próximo da “Forca”, do “Stop” e das Palavras Cruzadas – passatempos baseados em vocábulos que ganharam força por conta da pandemia e do isolamento social.
Concebido por um programador britânico que mora em Nova York, o Wordle surgiu originalmente para palavras em inglês, sendo rapidamente traduzido para outras línguas – inclusive o português. Até o momento, são 222 versões do jogo em 79 idiomas.
O jogo de adivinhação de palavras é tão simples e intuitivo que qualquer criança logo domina a mecânica (bastante semelhante à do clássico jogo de tabuleiro “Senha”, que fez muito sucesso entre os anos 70 e 80).
A cada dia, o site do jogo estabelece um desafio novo – descobrir, em seis tentativas, qual é o enigma de cinco letras.
A pontuação de cada jogador pode ser compartilhada com seus amigos, e esta interatividade competitiva é outro diferencial do Wordle.
Há quem veja no joguinho um potencial educativo, incluindo aspectos que vão desde o exercício da grafia correta de palavras até o aprendizado de outras línguas.
Já em nosso país, um desenvolvedor criou a versão brasileira do passatempo, chamada “Termo”, atualmente com mais de 400.000 jogadores praticando todos os dias. Uma palavra define isso: sucesso!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.
Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.bbc.com/portuguese/geral-60218076
https://veja.abril.com.br/cultura/wordle-o-jogo-que-e-novo-fenomeno-da-internet/