A hora e a vez dos Podcasts

0
Dicas  |  Next 2 You

Eles não são nenhuma novidade, mas nunca estiveram tão em evidência quanto agora, especialmente aqui no Brasil – o segundo maior mercado de podcasts do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos.

O formato vem crescendo em popularidade desde 2004, ano em que se disseminou pelo mundo. Hoje, não existe assunto que já não possua centenas de podcasts dedicados a ele: notícia, comportamento, música, cinema, esporte, tecnologia, humor, economia e por aí vai.

Geralmente, os podcasts se assemelham muito a programas de rádio – com apresentador, assunto principal e periodicidade fixos. A diferença é o fato de poderem ser consumidos quando e onde o ouvinte achar melhor, inclusive enquanto está fazendo alguma outra coisa. Pode ser no rádio do carro, no ambiente de trabalho ou até mesmo numa fila de banco, pelo celular. Basta pesquisar, no arquivo do programa, as edições antigas que você perdeu ou quem sabe a última, que foi ao ar ontem e você não ouviu.

Com a pandemia do coronavírus, as necessárias mudanças de hábito acabaram por favorecer os podcasts como mídia. A resposta da indústria do entretenimento a este aumento de interesse não tardou: em guerra para abocanhar fatias cada vez maiores de mercado, as grandes plataformas de streaming passaram a investir pesado no formato, na tentativa de abalar o reinado audiovisual da Netflix. Nomes como Apple Music, Amazon, Tencent, Deezer, Youtube Music e outros “tubarões” vão agregando podcasts a seus cardápios de opções.

Mas a briga não se restringe às multinacionais do audio streaming. Em janeiro deste ano, entrou na disputa um player brasileiro de porte – a Globoplay, que promete fomentar a produção nacional de podcasts, via conteúdos próprios e de produtores independentes.

Os dez podcasts campeões de audiência no Brasil em 2020

– Primocast

– Nerdcast

– Flow Podcast

– Autoconsciente

– O assunto

– Mamilos

– Inglês do Zero

– Filhos da grávida de Taubaté

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.uol/noticias/especiais/podcasts.htm#ja-curte-os-podcasts

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2021/01/20/podcast-e-o-novo-front-na-guerra-dos-streamings.html

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.